O que é: 

 

As Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) são grupos de doenças que se caracterizam por terem uma etiologia incerta, múltiplos fatores de risco, longos períodos de latência, curso prolongado e por estarem associadas a deficiências e incapacidades funcionais. São as maiores causas de morbimortalidade no mundo.

 

Os principais grupos de DCNT são as doenças do aparelho circulatório, câncer, doenças respiratórias crônicas e diabetes. Essas doenças têm em comum um conjunto de fatores de risco modificáveis, passíveis de ações de prevenção. Esses fatores são principalmente: tabagismo, inatividade física, consumo excessivo de álcool e outras drogas, obesidade, dislipidemias e a alimentação inadequada, com ingestão insuficiente de frutas e verduras.

 

A vigilância das DCNT visa conhecer a magnitude e a tendência dessas doenças e de seus fatores de risco para apoiar as políticas públicas de promoção da saúde direcionadas à modificação dos fatores de risco supracitados, bem como para subsidiar a organização dos serviços de saúde. Ressalta-se que as ações de promoção da saúde e de prevenção das DCNT são desenvolvidas de forma intersetorial e, no setor saúde, envolve, principalmente, a atenção primária.