O que é: 

 

Emergências em Saúde Pública são eventos que nos termos de Regulamento Sanitário Internacional – RSI 2005 é determinado como um risco para a saúde pública para outros estados devido à propagação de doenças e potencialmente exigindo uma resposta coordenada.

 

O que é CIEVS?

 

O CIEVS/SES/PE foi instituído pela Portaria Estadual Nº 493/2009 e compõe a Rede Nacional de Monitoramento e Respostas às Emergências em Saúde Pública, a Rede CIEVS/SUS. Tem a finalidade de fomentar a captação de notificações, busca de notícias, manejo e análise de dados e informações estratégicas relevantes à prática da vigilância em saúde, bem como congregar mecanismos de comunicação avançados.

 

Quais eventos são importantes para o CIEVS?

 

Os eventos que estão na Lista Estadual de Doenças de Notificação Compulsória Imediata - do anexo II da Portaria SES/PE nº 104 de 17 de fevereiro de 2012, eventos estes que podem constituir uma emergência de saúde pública.

Quem deve notificar?

 

De acordo com o art. 7 da Portaria Nº 104/2011: “A notificação compulsória é obrigatória a todos os profissionais de saúde [...] e outros no exercício da profissão, bem como os responsáveis por organizações e estabelecimentos públicos e particulares de saúde e de ensino [...]”.

Em que horário funciona o CIEVS/SES/PE?

 

O CIEVS funciona em regime de plantão 24 horas por dia, 7 dias por semana para dispor de informação e comunicação, apoiando no processo de tomada de decisão.

 

O que ocorre após a notificação?

 

As informações são partilhadas às áreas técnicas da SES-PE e à Rede CIEVS/SUS. Os eventos são verificados e avaliados quanto ao seu potencial de se tornar uma Emergência de Saúde Pública Estadual (ESPIE) ou Emergência de Saúde Pública Nacional (ESPIN). O CIEVS/SES/PE aciona os setores envolvidos, apóia e monitora as respostas referentes ao evento até o seu encerramento. 

 

 

DESTINADO AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE PARA NOTIFICAÇÃO IMEDIATA

CIEVS/PE - 0800 281 3041/ 9488 4267 (24h)

Site: www.saude.pe.gov.br

E-mail: notifica@saude.pe.gov.br

Telefone: (81) 3184 0191 / (81) 3184 0192