O que é: 

 

A hepatite é a inflamação do fígado. Pode ser causado por vírus, por medicamento, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. É uma doença silenciosa que nem sempre apresenta sintomas, mas quando aparecem podem ser: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

 

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B, C e D. Existe, ainda, o vírus E, mais frequente na África e na Ásia. No Brasil, milhões de pessoas são portadoras dos vírus B ou C e não sabem, correndo o risco de evolução dessas doenças para a cronicidade, causando danos mais graves ao fígado como cirrose e câncer. A evolução das hepatites varia conforme o tipo de vírus. Os vírus A e E apresentam apenas formas agudas de hepatite (e não se tornam formas crônicas). Isto quer dizer que, após uma hepatite A ou E, o indivíduo pode se recuperar completamente, eliminando o vírus de seu organismo. Por outro lado, as hepatites causadas pelos vírus B, C e D podem apresentar tanto formas agudas, quanto crônicas de infecção, quando a doença persiste no organismo por mais de seis meses.

 

No estado de Pernambuco, as hepatites virais mais frequentemente notificadas são A, B e C. No quadro abaixo estão listadas principais características quanto à fonte de infecção, modo de transmissão, período de incubação e transmissibilidade, risco de cronificação e algumas medidas de prevenção e controle.

 

 Mais informações: https://goo.gl/9PsbG1