O que é: 

 

O Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) tem por objetivos coletar, processar, analisar, transmitir dados e disseminar informações sobre agravos de notificação compulsória em todo o território nacional, desde o nível local. Sendo a sua principal finalidade a realização de diagnósticos dos eventos numa determinada população, visando explicar as possíveis causas dos mesmos e conseqüentemente indicar riscos, desta forma, possibilitando a identificação da realidade epidemiológica. Nesse sentido o sistema pode subsidiar a tomada de decisão, definindo prioridades de intervenção, se configurando um instrumento relevante para auxiliar o planejamento em saúde.

 

A alimentação do Sinan se dá através da notificação e investigação de casos de doenças e agravos que constam na lista nacional de doenças de notificação compulsória, conforme a Portaria GM/MS nº 104, de 25 de janeiro de 2011.

 

A entrada de dados no sistema é realizada por meio de alguns instrumentos padronizados, tais como:

-Ficha Individual de Notificação - Utilizada para a notificação individual de casos suspeitos e/ou confirmados, como também para a informação da não ocorrência (notificação negativa) de doenças/agravos de notificação compulsória em determinada área de abrangência.

Ficha Individual de Investigação - Utilizada para obtenção de dados que possibilitem a identificação da fonte de infecção, mecanismos de transmissão da doença e consequentemente os grupos expostos a maior risco, assim como a identificação de contatos e prováveis casos novos.

 

Além desses instrumentos, o Sinan possui a ficha de notificação e a planilha de acompanhamento de surtos, os boletins de acompanhamento de hanseníase e de tuberculose, que são emitidos pelo próprio sistema, com o objetivo de incluir dados de acompanhamento dos casos, possibilitando a avaliação das ações de controle destas doenças.