Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) dos 12 municípios que compõem a X Gerência Regional de Saúde (Geres) participam, a partir desta quarta-feira (24/11), da oficina de sensibilização “Enfrentando o Câncer de Mama”, que acontece no Hotel Grande Rio, às 8h, em Afogados da Ingazeira. O objetivo é sensibilizar 124 profissionais sobre a importância da realização periódica do autoexame e do exame clinico das mamas, estimulando a prevenção da doença entre as mulheres.
 
Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 2010 deverão surgir 49.240 novos casos da doença no Brasil, 2.120 só em Pernambuco. O câncer de mama é o tipo que mais mata mulheres no Estado. Em 2009, 528 óbitos foram registrados, 5 desses na X Geres. Entre os fatores que aumentam as chances de desenvolver a doença, estão o fumo, o álcool, a má alimentação e o sedentarismo.
 
“Queremos sensibilizar os ACS tanto sobre questões referentes aos fatores de risco, como ouvir quais as maiores dificuldades que esses profissionais enfrentam, discutindo também estratégias para abordar as mulheres da região”, explica a coordenadora do Programa de Combate ao Câncer de Mama da SES, Rosângela Soares.