Da esq. para a dir.: Ana Paula Sóter, Eronildo Felisberto, Reneide Muniz e Fernando Menezes

Secretaria-Executiva de Coordenação-Geral

Responsável pela coordenação das ações que envolvem as outras secretarias-executivas, visando dar maior coesão e integração aos projetos considerados prioritários, a Secretaria-Executiva de Coordenação-Geral será comandada pela médica sanitarista Ana Paula Sóter, que chega para substituir Jorge Vieira. Essa é a segunda passagem da médica pela Secretaria de Saúde, onde exerceu o cargo de diretora de Planejamento. “Volto para a SES em um momento desafiador, pois o SUS está passando por um processo de repensar a saúde pública e não há mais espaço para fazer o básico. Todos precisam trabalhar muito para garantir a qualidade da assistência à saúde”, avaliou.

Formada em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Ana Paula Sóter possui especialização em Planejamento em Saúde e mestrado em Saúde Coletiva pela Nesp/Aggeu Magalhães/Fiocruz. Foi secretária de Saúde de Olinda e exerceu a função de assessora especial do Ministério da Saúde (MS), entre os anos de 2003 a 2005.

Secretaria-executiva de Vigilância em Saúde

Responsável pela coordenação, gerenciamento, monitoramento e avaliação das ações de vigilância em saúde e da situação de saúde do Estado, a Secretaria de Vigilância em Saúde será gerenciada pelo médico sanitarista Eronildo Felisberto. Essa será a segunda passagem de Eronildo pela SES, onde já exerceu o cargo de diretor de Desenvolvimento Social. Ele chega para substituir Inês Costa. “O primeiro compromisso é com a continuidade dos projetos exitosos e com as ações que já estão em andamento”, informou.

Médico graduado pela Faculdade de Ciências Médicas da UPE, sanitarista com Residência em Medicina Preventiva e Social pela UFPE, Eronildo concluiu Mestrado em Saúde Pública pelo CPqAM/Fiocruz e Doutorado em Saúde Pública pelo CPqAM/Fiocruz. Exerceu as funções de Assessor Técnico da Superintendência do Imip e foi coordenador de Acompanhamento e Avaliação do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, no período de 2003 a 2006. Foi secretário-adjunto de Saúde do Recife e,de março a dezembro de 2010, exerceu a função de coordenador do Departamento de Avaliação do Imip.

Secretaria-Executiva de Regulação em Saúde

Responsável pelo gerenciamento das redes de atenção à saúde do Estado, executando as ações de programação, controle, avaliação e auditoria dos serviços, a Secretaria-Executiva de Regulação em Saúde passa a ser comandada pela ex-secretária de Saúde de Itapissuma e Camaragibe Reneide Muniz, que substitui Anderson Torreão. Reneide Muniz também já teve outra passagem pela SES, onde exerceu o cargo de diretora de Planejamento. “Volto para a Secretaria com a expectativa de contribuir para consolidação do SUS em Pernambuco, colocando o Estado como referência no País”, afirmou.

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Reneide Muniz possui mestrado em Saúde Pública pelo Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães/Fiocruz. Traz no currículo a experiência de ter sido assessora do Ministro da Saúde e diretora da Escola Politécnica de Saúde do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip). Atualmente, também é coordenadora de tutores do 3° período do curso de Enfermagem da Faculdade Pernambucana de Saúde FBV/Imip.

Secretaria-Executiva de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde

Para a Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, o secretário Antônio Carlos Figueira convidou o cirurgião oncologista Fernando Antônio Menezes da Silva, que, durante três anos, ocupou o cargo de Superintendente de Ensino, Pesquisa e Extensão do Imip. Com vasta experiência em Educação em Saúde, Menezes vai substituir Margarida Lima. “Quando recebi o convite, pensei na grande responsabilidade que passo a ter, pois continuarei na minha área, só que, agora, planejando tudo em uma escala muito maior. Será um grande desafio”, disse.

Médico graduado pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco, concluiu Doutorado em Cirurgia pela University of Dundee, na Escócia, e Pós-Doutorado em Avaliação da Educação na University of Maastricht, na Holanda. Foi professor adjunto de Cirurgia na Universidade Federal de Roraima, onde ocupou os cargos de diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, coordenador do curso de Medicina e Reitor.

Em Recife, foi coordenador de pós-graduação e pesquisa da Faculdade Pernambucana de Saúde e superintendente de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira. Atualmente, é professor-adjunto da UFPE.