Na hora do parto, a presença de um acompanhante é sempre importante para passar calma e tranqüilidade para a gestante. Por isso, desde a última terça-feira (07/12), todas as mulheres que vão ter seus filhos no Hospital Barão de Lucena (HBL) têm o direito de escolher alguém de sua confiança para estar presente durante o período do pré-parto, parto e pós-parto.

A presença do acompanhante nas maternidades públicas é garantida pela Lei 11.108, de abril de 2005. “Esse é uma diretriz do SUS que nos deixa muito feliz, pois o acompanhante traz muitos benefícios para a gestante. Além de acalmar, ele pode ajudá-la durante todo o tempo. Essa é uma grande vitória pra nossa unidade”, informou a diretora do Hospital Barão de Lucena, Cláudia Miranda.

Ao todo, cerca de 240 partos são realizados, por mês, na unidade. Para se adaptar as diretrizes do SUS, o bloco obstétrico do Barão de Lucena teve que passar por uma série de readequações. “Tivemos que realizar algumas pequenas reformas e repensar a colocação dos equipamentos e mobiliários. Além disso, tivemos que capacitar e sensibilizar todos os profissionais do setor. Foi um trabalho de todos”, completou a diretora.