As matrículas para o Programa de Residência 2011 tiveram início hoje (24/02), na sede da Secretaria Estadual de Saúde (SES), no Bongi. Os aprovados podem conferir sua colocação clicando aqui, e devem estar atentos ao dia e horário de matrícula para cada especialidade clínica no cronograma, além da lista de documentos exigidos para a assinatura do termo de compromisso. Os registros serão realizados até a próxima quinta-feira (27/02), nos turnos da manhã e tarde.

O programa contempla várias áreas da Saúde: medicina, enfermagem, psicologia, fisioterapia, entre outros.  Ao todo, 3.331 profissionais de nível superior concorreram às 586 vagas disponíveis nas unidades de saúde do estado. A seleção foi realizada por meio de prova escrita no dia 9 desse mês. Os programas de residência terão início no dia 1º de fevereiro, nas unidades de saúde onde cada candidato for alocado.

Novas Vagas – Até o final do mês, a SES divulgará um novo edital para preencher as vagas remanescentes dessa primeira seleção e mais seis novas residências que foram inclusas no programa, duas para geriatria nos hospitais Getúlio Vargas (HGV) e no Oswaldo Cruz (HUOC), e duas vagas em traumato-ortopedia no Regional do Agreste (HRA), em Caruaru.

Concorrência - A área de fisioterapia apresentou a maior concorrência dessa seleção, com 28,8 candidatos por vaga. As cinco especialidades mais procuradas ainda incluem fisioterapia (28,8), psicologia (22,8), Dermatologia (17,6) e enfermagem em neurologia (15). A maior parte dos programas de residência dura entre dois e três anos, a exemplo de Cirurgia Geral, Ortopedia e Pediatria. Já os candidatos aprovados em neurocirurgia passarão por cinco anos de especialização no Hospital da Restauração (HR).

Matrícula - No momento da assinatura do termo de compromisso, o candidato aprovado deverá entregar cópias de seus documentos e apresentar os originais. A documentação exigida inclui CPF, Carteira de Identidade, Título de Eleitor, Carteira de Reservista, Carteira do Conselho Regional (ou diploma ou declaração de conclusão do curso de graduação, com conclusão até 31 de janeiro de 2011), e 01 fotografia recente, no tamanho 3×4. O profissional que não comparecer na data e hora estabelecidas será considerado desistente.

A sede da Secretaria Estadual de Saúde (SES) de Pernambuco está localizada na rua Dona Maria Augusta Nogueira, nº 519, no bairro do Bongi.