Já está em pleno exercício de suas funções a nova secretária-executiva de Atenção à Saúde, Tereza de Jesus Campos Neta, substituindo Ana Maria Martins César César de Albuquerque, na função desde janeiro de 2009. Tereza Campos, como é conhecida, chega à SES com a experiência de 23 anos de atuação na saúde pública, coincidentemente a mesma idade do SUS.

Formada em enfermagem pela UFPE, em 1988, Tereza Campos tem especialização em saúde pública. Já atuou na Secretaria de Saúde de Olinda e na Gerência de Atenção à Saúde desta secretaria à qual retorna. Na Secretaria de Saúde do Recife, assumiu diversos postos de chefia, como diretora de distrito sanitário. Também foi diretora de Atenção a Políticas Estratégicas do Ministério da Saúde. Na gestão do prefeito João Paulo à frente do Recife, Campos foi secretária municipal de saúde, entre 2007 e 2008. Antes de aceitar a nova missão, vinha atuando como superintendente de interiorização do Imip.

“Chego com os grandes desafios, como o de fortalecer a atenção primária, que é o eixo ordenador do Sistema Único de Saúde. Para isso, fecharemos pactos importantes com os municípios. Pretendo fazer uma gestão democrática, participativa, mas com uma linha de comando clara e firme, com metas e prazos. E também estimular a motivação e o comprometimento dos trabalhadores e gestores, já que o objetivo de todos aqui é o mesmo: garantir à população o acesso com qualidade aos serviços de saúde”, diz a nova secretária-executiva. Natural da cidade de Itaporanga, na Paraíba, vindo morar no Recife ainda criança, Tereza Campos tem 52 anos de idade, é casada e mãe de dois filhos.