A Secretaria Estadual de Saúde (SES) começa mais duas turmas de Consolidação das Ações de Saúde Bucal na Estratégia da Saúde da Família. As aulas serão desta terça (09/11) até a sexta-feira (12/11), no Hotel Tavares Correia, em Garanhuns. Ao todo, serão mais de 200 profissionais da V Gerência Regional de Saúde (V Geres) – Garanhuns capacitados.

Na pauta pedagógica da oficina: palestras sobre o tabagismo como determinante do câncer de boca, as violências e acidentes causadores de traumas orofaciais e a relação do açúcar e saneamento básico para o surgimento da cárie dental. “Defendemos a potencialidade das equipes de saúde bucal para diminuir o impacto desses agravos nessas localidades. Também queremos estimular os profissionais a serem multiplicadores dos dados, com intervenções nos ambientes escolares”, afirma o coordenador de Saúde Bucal da SES, Paulo César Oliveira.

As oficinas já foram realizadas em Afogados da Ingazeira, Carpina, Petrolina, Salgueiro, Limoeiro, São José do Egito e Serra Talhada. Ainda este mês, a Coordenação de Saúde Bucal promove a última turma do ano, em Garanhuns. Em 2011, as aulas seguem para as I, III, IV e VI Geres.