A Secretaria Estadual de Saúde (SES) inaugura, nesta segunda-feira (20/12), às 17h, no município de Petrolândia, no Sertão, uma unidade da Farmácia de Pernambuco, programa que disponibiliza medicamentos excepcionais ou de alto custo para os pacientes do SUS. A unidade funcionará no Hospital Municipal de Petrolândia (Rua Djalma Wanderley, S/N, Centro) e beneficiará portadores de doenças como osteoporose, esclerose múltipla ou transplantados que, atualmente,  deslocam-se até Arcoverde, a 220 km de casa, para buscar esse tipo de serviço.

“Já conhecemos 30 pacientes de Petrolândia cadastrados no programa que precisam ir até Arcoverde, onde está nossa unidade mais próxima. A expectativa é que, com o serviço funcionando e recebendo as solicitações de exames, esse atendimento amplie bastante”, explica o superintendente de Assistência Farmacêutica da SES, José de Arimatea. A chegada do programa ao município se deu através de uma parceria com a Prefeitura, que forneceu o espaço e o mobiliário, enquanto a SES disponibilizará os medicamentos excepcionais.

Com a inauguração (o serviço funcionará a partir de terça-feira – 21/12), o Estado passa a ter seis unidades da Farmácia de Pernambuco – as outras cinco estão no Recife, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde e Petrolina. “Essa será nossa primeira farmácia dentro de um modelo integral de atendimento, ou seja, além dos medicamentos especiais, no mesmo local a prefeitura disponibilizará os remédios da farmácia básica”, acrescenta Arimatea.

O programa Farmácia de Pernambuco beneficia, atualmente, 27 mil pacientes em todo o Estado com 147 tipos de medicamentos para doenças raras ou cujo tratamento é de alto custo, como esquizofrenia refratária, epilepsia, insuficiência renal crônica, transplantados, cânceres, Parkinson, Doença de Alzheimer e Fibrose Cística. É um dos programas com maior volume de investimento por parte do Governo de Pernambuco, com a aplicação de mais de R$ 100 milhões por ano.