Cerca de 30 professores de escolas municipais de Palmares participarão da Capacitação de Combate à Dengue, nesta quarta-feira (10/11), às 13h, na Escola Assis Ribeiro, em Palmares. A ação integra o Plano de Mobilização do Estado, que pretende capacitar profissionais de 480 escolas em 47 municípios pernambucanos, e se antecipa ao período de chuvas de verão, época que propicia condições ambientais favoráveis à proliferação do mosquito Aedes aegypti.

A ação da Secretaria Estadual de Saúde (SES) conta com a participação de técnicos da ONG Pró-cidadania. Ao todo, 270 profissionais - 170 instrutores para capacitação dos professores e 100 mobilizadores - que irão apoiar os agentes de endemia da SES durante as intervenções nos locais com maiores índices de infestação.

“O objetivo é que, quando chegar esse período mais crítico de chuvas, não tenhamos grande número de criadouros do mosquito transmissor da dengue”, explica a gerente de Prevenção e Controle de Zoonoses e Endemias, Nara Arruda, sobre as ações previstas para os bairros considerados prioridade no combate à doença.

Como já é natural para esses profissionais, os professores serão multiplicadores da informação, divulgando para os alunos noções acerca da biologia do vetor e sobre a doença. O curso também aborda uma metodologia de trabalho específica para os estudantes, com atividades que ajudam a propagar essas informações no ambiente escolar, domiciliar e na comunidade onde esses alunos residem. A oficina desta quarta-feira irá receber professores de três escolas municipais de Palmares: Santa Luzia, Assis Ribeiro e Etelvino Lins.