A Secretaria Estadual de Saúde (SES) começa mais duas turmas da Consolidação das Ações de Saúde Bucal na Estratégia da Saúde da Família. As aulas começam nesta terça (16/11) e seguem até a sexta (19/11), no Hotel Tavares Correia, em Garanhuns. Ao todo, serão mais de 200 profissionais da V Gerência Regional de Saúde (Geres) capacitados. Com Mais esta turma, serão mais de mil pessoas capacitadas só este ano.
 
Na pauta pedagógica da oficina, palestras sobre o tabagismo como determinante do câncer de boca, as violências e acidentes causadores de traumas orofaciais e a relação do açúcar e saneamento básico para o surgimento da cárie dental. “Defendemos a potencialidade das equipes de saúde bucal para diminuir o impacto desses agravos nessas localidades. Também queremos estimular os profissionais a serem multiplicadores dos dados, com intervenções nos ambientes escolares”, afirma Paulo César Oliveira, coordenador de Saúde Bucal da SES.
 
As oficinas já foram realizadas em Afogados da Ingazeira, Carpina, Petrolina, Salgueiro, Limoeiro, São José do Egito e Serra Talhada. Em 2011, as aulas seguem para as I, III, IV e VI Geres.