Nesta terça-feira (04/06), a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), por meio de credenciamento junto à Associação de Proteção à Maternidade e à Infância de Vitória de Santo Antão (APAMI Vitória), colocou em funcionamento 5 leitos de retaguarda em cirurgia vascular para o recebimento de pacientes com perfil cirúrgico de isquemia irreversível. O incremento visa a melhoria da assistência hospitalar desses pacientes na rede estadual de saúde. 

O Termo de Credenciamento, publicado no Diário Oficial do Estado, deliberou a abertura dos leitos visando atender a I Macrorregião de Saúde, que contém 72 municípios distribuídos entre a I, II, III e XII Regionais de Saúde. O termo tem vigência de 60 meses. 

“É um avanço significativo na assistência aos pacientes”, destaca o coordenador de Internações Hospitalares da Central de Regulação Hospitalar, Thiago Quadros. “A inclusão dos leitos especializados em cirurgia vascular é vital para o aumento da capacidade de atendimento, a redução do tempo de espera por uma vaga e a ampliação da visão assistencial e prevenção de possíveis complicações ao paciente”, ressalta Thiago.

APAMI Vitória: Além destes novos 5 leitos de retaguarda cirúrgica vascular, a unidade já disponibiliza 45 leitos de neurologia, 20 de ortopedia, 25 de atendimento Srag, além de 9 leitos destinados às cirurgias eletivas de ortopediatria e traumatologia do Programa Cuida PE, estratégia do Governo de Pernambuco que visa organizar e ampliar o acesso a cirurgias eletivas, exames e consultas na Atenção Especializada à Saúde, em especial aqueles com demanda reprimida identificada.