Em uma significativa etapa para a saúde pública de Pernambuco, o Programa Útero é Vida deu início à sua implementação no município de Jaboatão dos Guararapes, região metropolitana do Recife. Essa iniciativa marca o primeiro passo para a prevenção do câncer do colo do útero no local. 

Com o propósito de assegurar que todas as etapas do programa atendam aos padrões de qualidade e eficácia estabelecidos, representantes do Programa Útero é Vida conduziram uma visita inicial à prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, para firmar os alicerces dessa colaboração. Esta ação é parte de um esforço conjunto entre diversas instituições nacionais e internacionais, entre elas a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC) e várias instituições de saúde locais.

"A implementação do Programa Útero é Vida em Jaboatão dos Guararapes é um marco importante na luta contra o câncer do colo do útero em Pernambuco. Esta visita inicial é apenas o começo de um esforço contínuo para garantir que todas as mulheres tenham acesso ao rastreamento e à prevenção necessários", destaca a coordenadora técnica do programa, a médica citopatologista Letícia Katz.

Útero é Vida - O programa Útero é Vida tem como objetivo reorganizar a Rede de Atenção à Saúde em Pernambuco para implementar um rastreio organizado do câncer do colo do útero. Isso começa com a convocação de pessoas com útero no estado para realizar o Teste de HPV. A iniciativa busca implantar o teste de HPV por Reação de Polimerização em Cadeia (PCR), ampliando assim a efetividade do rastreio organizado e melhorando a prevenção e detecção precoce desse tipo de câncer.