Técnicos e secretários de saúde de 25 municípios da macrorregião de Petrolina se reúnem, a partir desta segunda-feira (08/11), para definir a utilização e distribuição dos recursos financeiros para a assistência à saúde da região. Promovida pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), a Oficina Regional para Programação Pactuada e Integrada da Assistência à Saúde (PPI) segue até a próxima sexta (12/11), no Petrolina Palace Hotel. A abertura do evento terá início às 8h e contará com a presença do secretario executivo de Regulação em Saúde, Anderson Torreão.

A Programação Pactuada e Integrada (PPI) é um processo do SUS no qual são definidas as ações de saúde para população de cada território e efetuados os pactos intergestores para garantir o acesso da população aos serviços de saúde. “Nesse encontro, vamos definir, junto com os municípios, a utilização dos recursos destinados à assistência, pelo Ministério da Saúde e Tesouro Estadual, observando as principais necessidades da região em relação à oferta de serviços de saúde”, explica o secretário de Regulação, Anderson Torreão.

Essa é a primeira das seis oficinas da Programação Pactuada e Integrada da Assistência à Saúde, que serão realizadas pela SES, até o final do ano. “A última revisão da PPI aconteceu em 2006. Agora, vamos fazer uma nova revisão que deverá vigorar pelos próximos quatro anos. Por isso, o nosso objetivo é conseguir distribuir, da melhor maneira possível, esses recursos financeiro para que a população tenha acesso à saúde em locais próximos de sua residência”, completa.