3. Secretaria Executiva de Atenção à Saúde

Secretaria Executiva de Atenção à Saúde: Domany Cavalcanti

Atribuições

À Secretaria Executiva de Atenção à Saúde (Seas), cabe planejar, coordenar e articular as ações e serviços na área de atenção à saúde da Rede Estadual. Coordenar o processo de organização dos hospitais de grande e menor porte, das Gerências Regionais de Saúde (Geres) e dos serviços de saúde é outra atribuição. A função desta equipe é proporcionar a universalização do atendimento, segundo os princípios da integralidade, equidade e hierarquização dos serviços prestados a população, além de acompanhar e avaliar o desenvolvimento do modelo assistencial de saúde adotado pelo Estado na rede.

Sob a coordenação da Seas, estão os órgãos e serviços que caracterizam o SUS, por estarem na ponta da prestação de serviço à população: as grandes emergências da RMR, os hospitais metropolitanos, assistência farmacêutica, saúde mental. Destaque ainda para a promoção de diversos programas de apoio à Atenção Primária, como imunização, saúde bucal, do idoso, do trabalhador, do deficiente, da mulher e da criança e do adolescente.

No gerenciamento de uma rede tão ampla e complexa de serviços, essa secretaria executiva atua na definição do perfil dos hospitais, seu fluxo de atendimento, otimização da rede e ampliação da assistência, ao mesmo passo em que promove os hábitos saudáveis e a oferta de exames, consultas e campanhas educativas.

Secretaria Executiva de Atenção à Saúde
Secretária executiva: Domany Cavalcanti Gonzaga da Silva

DIRETORIA GERAL DE ASSISTÊNCIA INTEGRAL À SAÚDE

Responsável pela implantação da política de assistência à saúde em Pernambuco, a Diretoria Geral de Assistência Integral à Saúde coordena os programas e serviços de saúde de todo o Estado. Responde pelo gerenciamento dos seis grandes hospitais de Pernambuco: Hospital da Restauração (HR), Hospital Agamenon Magalhães (HAM), Hospital Otávio de Freitas (HOF), Hospital Barão de Lucena (HBL), Hospital Getúlio Vargas (HGV) e Hospital Regional do Agreste (HRA).

Também é responsável pela coordenação de políticas especializadas, como Oncologia, Nefrologia, Terapia Intensiva, Neurologia, Cardiologia e Urgência e Emergência, incluindo o Samu.

Nos hospitais, a Diretoria Geral de Assistência à Saúde também coordena o Programa Estadual de Humanização, responsável, entre outras ações, pela implantação do Acolhimento com Classificação de Risco nas unidades da rede estadual.

Diretora geral de Assistência Integral à Saúde:

DIRETORIA GERAL DE ASSISTÊNCIA REGIONAL

É responsável pelo desenvolvimento regional da atenção hospitalar em Pernambuco, contribuindo para descentralizar as ações de assistência à saúde para todo o Estado. Responde pelo gerenciamento de 18 unidades de saúde, sendo hospitais regionais, gerais, especializados, psiquiátricos e os voltados para doenças infecto-contagiosas.

Também é responsável pelo acompanhamento das ações de atenção à saúde no âmbito regional, monitorando o processo de trabalho das unidades regionais de saúde, por meio dos indicadores assistenciais, administrativos e financeiros.

Diretora geral de Assistência Regional:

DIRETORIA GERAL DE MODERNIZAÇÃO E MONITORAMENTO DA ASSISTÊNCIA À SAÚDE

É responsável pela formulação, coordenação e implementação das ações de modernização administrativa e de tecnologias de gestão na assistência à saúde, orientando a implantação das ações de modernização nas unidades públicas e promovendo a disseminação de novas práticas de gestão, com foco no resultado. Acompanha e avalia os indicadores de assistência à saúde.

Responde também pela implantação e monitoramento dos novos modelos de gestão da rede estadual de assistência à saúde, como as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Unidades Pernambucanas de Atendimento Especializado (UPAEs) e os hospitais metropolitanos, respondendo por todas as questões de convênios com as Organizações Sociais (OSs) que administram as unidades e licenciamento das mesmas junto ao Ministério da Saúde (MS). Além disso, a diretoria ainda monitora os hospitais regionais sob gestão de OSs.

Diretora geral de Modernização e Monitoramento da Assistência à Saúde:

DIRETORIA GERAL DE GESTÃO DO CUIDADO E DAS POLÍTICAS ESTRATÉGICAS

É responsável pela coordenação das atividades relacionadas ao cuidado e às políticas estratégicas de atenção à saúde da população, como Saúde da Mulher, Saúde do Idoso e do Homem, Saúde da Criança e do Adolescente e Saúde da Pessoa com Deficiência. De forma articulada com outros órgãos do Poder Executivo, desenvolve e monitora as ações do Programa Mãe Coruja, que está presente em 95 municípios pernambucanos.

Diretora geral de Gestão do Cuidado e das Políticas Estratégicas:
Telefones: (81) 3184.6408 / 3184.6409
PÁGINAS