4. Secretaria Executiva de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde

Secretária executiva: Chrystiane Kelli de Araujo Barbosa

Atribuições

Foi criada em dezembro de 2008, através do decreto nº 32.823 que aprova a nova estrutura da Secretaria de Saúde de Pernambuco. Possui duas Diretorias ligadas a ela, a Diretoria Geral de Gestão do Trabalho e a Diretoria Geral de Educação em Saúde. É responsável pelo planejamento e gerenciamento das atividades relacionadas ao trabalho e educação na área de saúde. Tem o papel constitucional de promover a ordenação da formação de recursos humanos na área da saúde (art.200 da Constituição federal do Brasil, 1988).

Administra os recursos humanos de 27 hospitais e demais órgãos vinculados à Rede Estadual de Saúde, sendo responsável por cerca de 30 mil servidores. Além da gestão dos recursos humanos, elabora e propõe políticas de formação e desenvolvimento profissional para área de saúde e o monitoramento de sua execução; e trabalha na promoção da gestão de políticas de movimentação, desenvolvimento, dimensionamento do quadro de pessoal e valorização dos trabalhadores. Também tem o papel de promover a integração com as Instituições de ensino, tanto de nível superior como nível técnico, para a formação e qualificação dos trabalhadores do SUS, fortalecendo a estratégia de integração ensino-serviço; bem como articular com entidades sindicais e de fiscalização do exercício profissional, e movimentos sociais para o desenvolvimento do trabalho no setor da saúde.

A Secretaria busca também identificar as necessidades de formação e acompanhar e realizar o controle da gestão da administração de pessoal no âmbito da Secretaria, sempre levando em consideração três pilares importantes para tomada das decisões: necessidade do serviço, da legalidade e do respeito ao servidor.

Secretaria Executiva de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde
Secretária executiva: Chrystiane Kelli de Araujo Barbosa
Telefone: (81) 3184.0014

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