Pernambuco avança no combate à hanseníase e discute novas políticas em fórum estadual 

Nesta terça-feira (08/10), a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) participou do “Fórum Pernambucano em Defesa da Saúde das Pessoas Afetadas pela Hanseníase”,  realizado pela Universidade de Pernambuco (UPE). O objetivo da reunião foi criar um espaço permanente de discussão e encontros bimestrais sobre o tema. O Fórum busca fortalecer o diálogo sobre a prevenção, o tratamento e as políticas públicas voltadas às pessoas diagnosticadas pela doença.

A gerente de Vigilância da Tuberculose e Hanseníase da SES-PE, Jaqueline Soares, enfatizou que “o Fórum é um importante espaço de discussão e construção de uma Rede de Cuidado capaz de atender as necessidades das pessoas afetadas por este agravo. Quem faz gestão em saúde precisa ocupar esses espaços e inserir as programações das ações e estruturação dos serviços nessas discussões.”

Em 2023, Pernambuco notificou 1.772 novos casos de hanseníase, uma redução de 30,7% em relação ao período de 2014 a 2022. Esse resultado reflete os avanços nas políticas de diagnóstico e tratamento da doença no Estado, que tem investido na capacitação de profissionais de saúde e na conscientização da população.

Durante o fórum, foram discutidos temas como a aplicação dos recursos financeiros destinados ao combate à hanseníase, conforme a Portaria Nº 3.558, de 16 de abril de 2024, e as ações já implementadas de acordo com a Lei Nº 18.471.

Mais Notícias

Outros links

Menu

Acessibilidade