A Comissão de Cuidados com a Pele do Hospital Miguel Arraes (HMA) está implantando o projeto piloto “Muda de lado – HMA”. O objetivo é reduzir a abertura de lesões por pressão em pacientes internados em setores críticos da unidade, como Sala Vermelha e UTI.
Em cada plantão foi nomeado um líder da equipe de técnicos de enfermagem para ser o incentivador das mudanças de decúbito do seu setor. Ele é o responsável por estimular os colegas a realizarem as mudanças de posição dos pacientes nos horários, conforme o fluxo instituído na unidade.
“A ideia do projeto piloto é oferecer mais conforto aos pacientes internados nos setores mais críticos do HMA, reforçando nossa missão de ofertar uma assistência de qualidade aos nossos usuários”, explica a enfermeira da Comissão de Pele, Danielly Tavares.
Lesões por pressão, também conhecidas por úlceras de pressão, são danos provocados na pele ou no tecido, associados aos movimentos de fricção ou pressão contínua entre o paciente e a superfície de suporte. Elas afetam principalmente pessoas com a mobilidade reduzida e pessoas acamadas.