A-

A+

A importância de cuidar do coração: uma reflexão para todos

Prevenção e exames de rotina são cruciais para a saúde do coração

No dia 29 de setembro é celebrado o Dia Mundial do Coração, e para destacar a importância dos cuidados com o órgão, os cardiologistas aproveitam a ocasião para informar formas de prevenção contra as doenças cardíacas, responsáveis por milhões de mortes por ano, em todo o mundo. 

O coração é um importante órgão muscular, que faz parte do sistema cardiovascular. Esse sistema garante que o sangue seja transportado para todo o organismo, e o coração exerce importante papel nele, uma vez que atua bombeando o sangue, sendo vital para a sobrevivência humana.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo. O que preocupa é que muitas dessas mortes poderiam ser evitadas com mudanças no estilo de vida e a adoção de hábitos saudáveis. É o que alerta o cardiologista do Hospital Agamenon Magalhães Mozart Lacerda 

“Os principais desafios estão relacionados ao controle de alguns hábitos de vida que contribuem para o desenvolvimento da doença cardiovascular, entre eles o tabagismo, obesidade, uso de drogas e consumo de comidas ultraprocessadas”, destacou o médico. De acordo com ele, investir numa dieta balanceada pode ser um diferencial. “Quanto mais natural o alimento, maior o benefício, reduzir gorduras saturadas, sal, conservantes e corantes. Priorizar oleaginosas e fibras alimentares”, pontuou.

Manter a saúde do coração saudável requer como estratégia a prevenção, por isso, é recomendável ficar atento a alguns sintomas, entre eles dor no peito, dispneia (cansaço) aos esforços ou em repouso, palpitações, síncope (desmaios), entre outros. Ao perceber esses sintomas o paciente deve procurar um especialista. 

O estresse também tem sido apontado como um fator de risco para problemas cardíacos. E, segundo o especialista, é possível amenizá-lo com a prática de atividades físicas, evitar acumular muitas informações, descansar em algum período do dia , atividades mentais como meditação e leitura.

Outro aspecto enfatizado pelos médicos é o monitoramento regular da saúde. Exames periódicos, como medição de colesterol, glicemia e pressão arterial, são essenciais para detectar problemas silenciosos. Crianças a partir dos 3 anos devem medir a pressão arterial pelo menos uma vez no ano. 

Já o colesterol deve ser dosado  habitualmente a partir dos 10 anos de idade. Aos 2 anos, o processo deve ser reforçado nas crianças com famílias com histórico de doenças cardiovasculares. Já os jovens devem procurar o cardiologista mais precocemente, objetivando a identificação de qualquer sinal de alerta. “Cuidar do coração é uma decisão que pode salvar a vida. É importante refletir sobre as melhores escolhas para a saúde e buscar o apoio médico necessário”, finalizou Morzat  Lacerda.

Mais Notícias

Outros links

Menu

Acessibilidade

Menu

Acessibilidade