Atendimentos beneficiaram mais de 150 detentos da unidade
A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP), a Defensoria Pública de Pernambuco (DPPE), equipe de Saúde Penitenciária de Canhotinho e a Secretaria Municipal de Saúde de Garanhuns, promoveu, nesta terça-feira (20/08), uma ação de cidadania em saúde na Cadeia Pública de Garanhuns, no Agreste Meridional do Estado. Mais de 150 pessoas privadas de liberdade foram beneficiadas com os atendimentos na unidade prisional.
“Ações como essa reafirmam o papel da Atenção Primária no contexto prisional. Os atendimentos em saúde conseguem prevenir agravos e promover saúde em territórios com especificidades, permitindo que a rede de assistência à saúde visualize a pessoa privada de liberdade, garantindo seus direitos e o que preconiza a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional”, enfatiza o diretor-geral de Assistência Prisional da SES-PE, Leandro Lima.
Entre os serviços disponibilizados, a ação incluiu testagem rápida de doenças infectocontagiosas – HIV, sífilis e hepatites B e C –, avaliação do quadro geral de saúde, atendimentos odontológicos com procedimentos de aplicação de flúor e restaurações e avaliação psicossocial. Médicos, enfermeiros, assistentes sociais e técnicos de enfermagem integraram os atendimentos, que ocorreram ao longo de todo o dia.
A gerente de Saúde Prisional da Secretaria de Administração Penintenciária e Ressocialização do Estado, Anna Rafaella Souza, ressalta a relevância do mutirão de serviços disponibilizados. “A importância da ação vai além do simples atendimento, ela representa um avanço significativo na promoção da saúde e da dignidade humana dentro do sistema penitenciário, evidenciando o papel fundamental da assistência integral à saúde como um direito de todos”, pontua.