Agosto Dourado: HRJN promove campanha de conscientização sobre amamentação

Rodas de conversa e treinamentos serão realizados

Forma de proteção mais econômica e eficaz para redução da morbimortalidade infantil, a amamentação será pauta durante o Agosto Dourado no Hospital Regional Jesus Nazareno (HRJN) em Caruaru, Agreste pernambucano. Serão realizadas rodas de conversa com as pacientes sobre os benefícios da amamentação; orientações sobre doação de leite e as formas de armazenamento; treinamentos para os profissionais de saúde da maternidade, entre outros.

De acordo com o Ministério da Saúde, a amamentação é responsável por, isoladamente, reduzir em até 13% a mortalidade infantil por causas evitáveis. “Um dos grandes benefícios do leite materno é o favorecimento da imunidade para a criança. Isso reduz o risco de doenças e infecções ou facilita o processo de recuperação de viroses e outras afecções. O aleitamento materno impacta também na economia familiar e destaca-se por ajudar na redução da morbimortalidade infantil, favorecendo a saúde da criança”, destaca Raquel Bezerra, gerente de Enfermagem do HRJN.

Além disso, a amamentação traz inúmeros benefícios para a saúde da mulher. “O ato de amamentar ajuda na redução da hemorragia pós-parto logo depois do nascimento da criança; além de reduzir os riscos de desenvolver câncer de mama e de ovário”, completou a gerente.

A programação do Agosto Dourado no Jesus Nazareno segue até o dia 30 deste mês. O Banco de Leite do Hospital Regional Jesus Nazareno fica localizado na Rua Ana Maria da Silva Brasileirinho, sem número, Maurício de Nassau. O telefone do Banco de Leite Humano é o (81) 3719-9338.

Agosto Dourado – A cor dourada foi estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que considera o leite materno um “alimento de ouro”. Além disso, a hora de ouro (“golden hour”) é a primeira hora da mãe com o recém-nascido. Com o intuito de possibilitar o contato da mãe com o bebê imediatamente após o parto, este momento foi idealizado para promover a continuação do vínculo que começou durante a gestação e ajudar o bebê na transição do útero para o ambiente externo.