Atualização de dados de cobertura vacinal é tema de capacitação na IX Geres

Treinamento reuniu profissionais de saúde, em Ouricuri

Com o objetivo de capacitar coordenadores municipais do Programa Nacional de Imunização (PNI), coordenadores da Atenção Básica e técnicos do sistema de informações e-SUS, a IX Gerência Regional de Saúde (Geres), em Ouricuri, realizou, na última quinta-feira (25/07), um curso de atualização sobre o registro de vacinas com representantes dos 11 municípios da área de abrangência da Regional. Na ocasião, os participantes também foram capacitados para repassar o treinamento para suas equipes de enfermagem e vacinadores que atuam em Unidades Básicas de Saúde (UBS’s).

A programação do curso, ministrado pelo coordenador do PNI do município de Ouricuri, Paulo Libério, e do profissional de Tecnologia da Informação (TI) do município de Ipubi, Nicolas Sampaio, teve a apresentação do Prontuário Eletrônico do Cidadão da Atenção Básica (PEC/AB) para que os profissionais de saúde entendessem o processo de atualização do sistema, evitando erros de registro e aperfeiçoando os registros de cobertura vacinal.

Durante o curso de atualização, foi apresentado um panorama das coberturas vacinais entre os meses de janeiro a maio deste ano, pela coordenadora do PNI da IX Geres, Jacilene Matos. Dados do monitoramento da vacinação antirrábica também foram repassados. A capacitação contou ainda com exercícios de aprendizagem a partir de estudo de casos na rotina do serviço de vacinação.