Cuidados paliativos são debatidos durante Simpósio Estadual

Evento integra processo de desenvolvimento da Política Nacional de Cuidados Paliativos no Estado

A importância dos cuidados paliativos na assistência em saúde e a necessidade de acolhimento dos pacientes que precisam desse tipo de tratamento nortearam a primeira edição do Simpósio Estadual de Cuidados Paliativos de Pernambuco, que ocorreu nesta sexta-feira (25/10), na sede da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), no Bongi. O evento reuniu profissionais de diversas formações de saúde com a participação de especialistas na área e contou ainda com o lançamento da cartilha intitulada “Cuidados Paliativos: o que você precisa saber”, que está disponibilizada para a população no link: https://encurtador.com.br/UMkxo.
 
“Estamos reunidos hoje neste evento que é um marco histórico para o avanço dos cuidados paliativos no Estado, não somente pela troca de experiências, pelo aprendizado, ou pelo lançamento da cartilha, mas principalmente por ser o ponta-pé inicial para a elaboração da nossa Política de Cuidados Paliativos, que vai servir como um norteador para práticas e a assistência da rede estadual de saúde”, destacou a secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, durante a abertura do simpósio.
 
Uma das apresentações tratou sobre as perspectivas futuras da Política Nacional de Cuidados Paliativos (PNCP), ministrada pela representante do Ministério da Saúde (MS), Gabriela Hidalgo. Já o médico geriatra e paliativista, e membro da Aliança Mundial de Cuidados Paliativos (WHPCA), Douglas Crispim, apresentou a palestra “Dez anos após a resolução: Como estamos?”.
 
O processo de implantação da Política de Cuidados Paliativos em Pernambuco foi o tema da explanação da terapeuta ocupacional paliativista e integrante da coordenação da política no Estado, Thaís Gonçalo, que destacou como o trabalho vem sendo feito nos últimos meses e as perspectivas para o futuro. “O simpósio vem marcar o planejamento voltado aos cuidados paliativos no Estado. A ideia é que a gente consiga desenvolver um cuidado que seja integrado na rede de atenção à saúde. E o simpósio vem como espaço de agregar, reunir profissionais e sensibilizar sobre essa construção numa perspectiva de rede”, pontuou.
 
Os cuidados paliativos constituem uma abordagem de assistência à saúde multiprofissional, focada no cuidado integral de pacientes diagnosticados com doenças que ameaçam a continuidade da vida. O papel da educação na implementação da política completou a série de palestras da iniciativa, sendo comandada pela médica Gabrielle Sena, que também integra a coordenação estadual sobre o tema. 

Mais Notícias

Outros links

Menu

Acessibilidade