“Farmácia de Pernambuco em Ação” leva serviços gratuitos à população

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) realizou, nesta sexta-feira (19/01), o evento “Farmácia de Pernambuco em Ação”. Com o objetivo de promover a saúde e fortalecer a integração junto à população, a iniciativa, alusiva ao Dia do Farmacêutico (20 de Janeiro), contou com os serviços de vacinação contra a influenza (gripe) e Covid-19, teste rápido para detecção de HIV, hepatite e sífilis; aferição de pressão arterial, teste de glicemia, entre outras atividades. A ação ocorreu durante toda manhã, em frente à Unidade Metropolitana da Farmácia de Pernambuco, na Praça Osvaldo Cruz, Boa Vista.

“A nossa proposta é contribuir para a promoção, orientação e educação em saúde, com destaque ao acesso e cuidado com medicamentos e serviços farmacêuticos. A ação fortalece o Sistema Único de Saúde e também aproveita para celebrar e agradecer a todos os farmacêuticos pelo dia da profissão”, destacou o diretor-geral de Assistência Farmacêutica da SES-PE, Jean Batista de Sá.

O dia de atividades gratuitas também contou com uma série de outras abordagens, incluindo uma palestra sobre o combate à violência contra a mulher, orientações sobre planejamento familiar, uso racional de medicamentos, uso de plantas medicinais e fitoterápicas, orientação nutricional para hipertensos e diabéticos, cuidados com automedicação e armazenamento de medicamentos, além de avaliação sobre cuidados com a pele e da campanha Janeiro Roxo, de combate à hanseníase.

A gerente da I Gerência Regional de Saúde (Geres), Fátima Ribeiro, esteve na ação e ressaltou a prestação de serviços do evento e parabenizou os farmacêuticos pela comemoração. “É uma oportunidade das pessoas que estão nessa área ter acesso a esses serviços, tirando suas dúvidas. A intenção do evento é proporcionar qualidade de vida. E é um momento de celebrar a profissão de farmacêutico também, que são tão importantes para o dia a dia da nossa rede de saúde”, pontuou.

Um dos primeiros a participar das atividades foi o aposentado José Salgado de Souza, 72 anos de idade. Natural de Limoeiro, no Agreste, ele vai periodicamente retirar medicação na Farmácia do Estado. “Aproveitei pra ver como estava a pressão e ver a minha glicemia. Achei muito bom o atendimento aqui”, contou.

O evento foi realizado pela SES-PE e contou com a parceria da I Gerência Regional de Saúde (Geres), do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Conselho Regional de Farmácia (CRF-PE), da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), Associação Brasileira de Acupuntura (ABA), Definitiva Farmácia de Manipulação, e do Centro de Formação, Aperfeiçoamento Profissional e Pesquisa (CEFAPP).