Para receber o certificado, equipe passou a monitorar dados e traçar estratégias baseadas nos indicadores
A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Geral do Hospital da Restauração (HR) recebeu, na última semana, um certificado atestando que a instituição gerencia os indicadores em consonância com as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa. O Selo de Gestão de Indicadores de Qualidade e Desempenho é concedido pela Epimed Solutions e pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib), por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). O projeto visa, de forma geral, melhorar o cuidado com os pacientes críticos.
Para isso, foram analisados diversos indicadores de desempenho e eficiência da UTI, que a equipe passou a monitorar: taxa de mortalidade; complicações atreladas ao internamento; avaliação do nível de gravidade; e implantação de sistema de gerenciamento de dados e de análise de dados, para rápida tomada de decisão e melhora do desfecho clínico. Ou seja, na prática, trata-se de melhorias do processo de cuidado dentro do ambiente.
“Estamos trabalhando uma mudança contínua e gradativa da cultura dentro da nossa instituição, a fim de implementar medidas e tomada de decisão baseada nesses dados, em busca sempre do melhor desempenho e do melhor desfecho clínico. Esses processos estão sendo implementados junto à equipe multiprofissional e os outros profissionais que dão suporte e estão no entorno da UTI”, explicou o médico intensivista e coordenador da UTI Adulto do HR, Flávio Monteiro. “Quando a gente consegue mensurar os indicadores, a gente consegue melhorar a qualidade do atendimento”, completou Flávio.
De acordo com o diretor geral do Hospital da Restauração, Petrus Andrade Lima, a certificação é um reconhecimento da qualidade do serviço oferecido pela instituição e indica o caminho que a equipe está percorrendo. “A população é beneficiada diretamente com os resultados, porque significa profissionais mais bem preparados, com processos robustos para lidar com eventos adversos, garantindo melhorias na assistência em geral, inclusive com aumento da sobrevida”, disse Petrus.
Em junho do ano passado, a UTI Geral do HR já tinha recebido outro certificado por ter apresentado redução acima de 30% das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS), dentro do Projeto Saúde em Nossas Mãos, também ligado ao PROADI-SUS. Na ocasião, as três principais Iras foram avaliadas e apresentaram resultados acima do limite mínimo: Pneumonia Associada à Ventilação (PAV), Infecção do Trato Urinário Relacionada ao Cateter Vesical de Demora (ITU-AC) e Infecção Primária de Corrente Sanguínea Laboratorialmente Definida (IPCSL).
PROADI-SUS – O Programa foi criado com o propósito de apoiar e aprimorar o SUS por meio de projetos de capacitação de recursos humanos, pesquisa, avaliação e incorporação de tecnologias, gestão e assistência especializada demandados pelo Ministério da Saúde. Entre os principais benefícios, destacam-se a redução de filas de espera; qualificação de profissionais; pesquisas do interesse da saúde pública para necessidades atuais da população brasileira; gestão do cuidado apoiada por inteligência artificial e melhoria da gestão de hospitais públicos e filantrópicos em todo o Brasil.