Hospital Mestre Vitalino lança campanha de incentivo à doação de sangue

Unidade reforça apoio ao Hemope Caruaru

O Hospital Mestre Vitalino, referência em saúde na região, iniciou um reforço na campanha de incentivo à doação de sangue com o objetivo de repor o estoque do Hemope Caruaru e atender a crescente demanda de sangue para procedimentos cirúrgicos. Embora a unidade já mantenha uma atuação contínua na orientação sobre a importância da doação de sangue, a atual situação demanda uma ação mais incisiva.

O estoque de sangue do Hemope Caruaru encontra-se em níveis críticos, e a necessidade de sangue para cirurgias continua em demanda crescente. Este cenário destaca a importância da contribuição voluntária para garantir que todos os pacientes tenham acesso aos cuidados necessários.

“Sangue não se vende e salva vidas, além de ser essencial para o funcionamento de qualquer unidade de saúde. Neste momento, estamos intensificando nossos esforços para garantir que o Hemope Caruaru tenha o estoque necessário para atender a todos que precisam de hemocomponentes. Contamos com a colaboração dos familiares e da sociedade em geral para que possamos enfrentar este desafio juntos,” afirma Kássia Santos, coordenadora do Serviço Social do Hospital Mestre Vitalino.

Para a doação é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50kg e possuir boas condições de saúde. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis. É necessário estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas) e estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação). O Hemope Caruaru funciona de segunda a sexta-feira das 7h30 às 12h e das 13h30 às 17h.