Unidade é referência no atendimento a vítimas do trânsito
Um movimento internacional que surgiu há 11 anos busca conscientizar a sociedade sobre a necessidade de preservar vidas no trânsito. A Campanha Maio Amarelo tem a finalidade de sensibilizar para o alto índice de mortos e feridos no trânsito através de ações desenvolvidas por governos, sociedade civil e entidades de classe, e, este ano, traz o tema ‘Paz no trânsito começa por você’. O Hospital Miguel Arraes (HMA), referência no atendimento a casos de Clínica Médica, Cirurgia Geral e Traumato-ortopedia na Região Metropolitana Norte do Recife, lida, diariamente, com notificações de vítimas de sinistros de trânsito e se engaja, todos os anos, na campanha.
Durante todo o ano de 2023, o HMA recebeu 1054 notificações de vítimas de sinistros de trânsito, 58,8% delas na idade produtiva de 20 a 39 anos. A exemplo dos anos anteriores, a motocicleta continuou sendo o meio de locomoção mais arriscado, respondendo por 81,5% das vítimas do trânsito que deram entrada na unidade.
De acordo com Adauto Telino, coordenador de Ortopedia do HMA, o número reflete diretamente na assistência, que recebe pacientes atingidos, principalmente, em seus membros inferiores: “das mais de mil notificações de vítimas do trânsito recebidas no ano passado, 65% foram atingidas nos membros inferiores, representando o típico sinistro envolvendo motocicleta, o que nos leva a concluir o quão constante e, ainda, tão perigoso é esse meio de locomoção”, adverte. Das 1054 notificações, 61% dos casos foram provocados por colisões.
Quase 94% dos casos de sinistros de trânsito atendidos na unidade representaram fraturas, resultando, em sua maioria, em longos períodos de internação hospitalar, além de deixar sequelas permanentes nos pacientes envolvidos. Um alerta é a obediência às regras do trânsito, que evitam acidentes, reduzem o número de pessoas mutiladas e mortas, e diminuem a superlotação nos hospitais. Para o especialista, a Campanha Maio Amarelo ajuda a conscientizar a população: “muitos desses sinistros poderiam ter sido evitados se houvesse o cumprimento das normas de segurança no trânsito. Então o Maio Amarelo é a oportunidade de chamar atenção para essas regras, diminuindo assim os índices de feridos e mortos, para que, realmente, tenhamos paz no trânsito”, explica Adauto.
No próximo dia 10, a equipe multidisciplinar do HMA realiza uma atividade junto a pacientes e acompanhantes para falar sobre a Campanha Maio Amarelo. A sensibilização deve ser feita durante todo o mês, uma vez que os números não diminuem. Apenas nos três primeiros meses de 2024, o Hospital Miguel Arraes registrou 364 notificações de vítimas de sinistros no trânsito, 12 a mais que no mesmo período do ano passado.