A-

A+

Hospital Santa Maria realiza cirurgias inéditas por videolaparoscopia

A interiorização dos serviços de saúde através Governo de Pernambuco e da Secretaria Estadual de Saúde continuam trazendo grandes novidades para o Sertão do Araripe. Desta vez, por meio do programa Cuida PE, foram realizadas, de maneira inédita na região, as primeiras cirurgias de videolaparoscopia no Hospital e Maternidade Santa Maria, em Araripina.

Os procedimentos cirúrgicos foram realizados no último domingo (28/01), em pacientes que sofriam cronicamente com cálculo na vesícula biliar. A cirurgia por vídeo tem uma série de vantagens, pois é uma técnica minimamente invasiva. Com ela, o paciente retorna mais rápido às suas atividades no pós-operatório, sente menos dores pós-operatórias, tem uma menor perda sanguínea, menor tempo de internação, menos riscos de infecções, portanto sendo muito segura e eficaz. Além disso, possui o benefício estético, por deixar cicatrizes muito pequenas.

“A implantação deste tipo procedimento no sertão será um importante instrumento para descentralização de cirurgias, aliado ao uso de tecnologias em saúde para o benefício da população. Conseguiremos avançar e cumprindo um dos nossos principais propósitos de interiorizar a assistência em saúde”, destaca a secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti.

A equipe que realizou as cirurgias foi liderada pelo médico Elcias Villarino e contou ainda com a atuação do médico Daniel Italiano e do anestesista José Carlos Santos, além da formada por enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Para a diretora do Hospital e Maternidade Santa Maria, Irmã Fatima Alencar, a realização das primeiras cirurgias por vídeo no SUS no Araripe representam mais um grande avanço na saúde pública da região. “Foram realizados os mesmos procedimentos feitos em grandes centros do Brasil com segurança e qualidade. Acreditamos que a grande bênção é o fato dos pacientes terem acesso mais perto da sua casa a esses serviços, evitando o deslocamento para outras cidades em busca de tratamento cirúrgico”, afirmou.

Mais Notícias

Outros links

Menu

Acessibilidade

Menu

Acessibilidade