Nesta quinta-feira (7), o Hospital Regional do Agreste (HRA), por meio do laboratório e da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), promoveu um curso de atualização de técnicas em coleta de hemocultura. Destinada a analistas e técnicos de laboratório e profissionais de enfermagem, a ação faz parte de um conjunto de atividades realizadas em prol da segurança do paciente no HRA.
A coleta de hemocultura é um exame de laboratório que consiste em obter uma amostra de sangue, o famoso “exame de sangue”. “A coleta correta de hemoculturas é um procedimento essencial para o diagnóstico preciso de infecções e o controle eficaz dessas infecções. Quando realizada de forma inadequada, a coleta pode levar a resultados falsamente positivos, aumentando o uso desnecessário de antibióticos, prolongando o tempo de internação e gerando custos adicionais para o hospital”, explicou a biomédica Silene Torres, coordenadora do laboratório do HRA.
O treinamento adequado para profissionais envolvidos na coleta de hemoculturas é fundamental, pois ele garante o conhecimento das técnicas corretas de assepsia e manuseio de amostras, minimizando o risco de contaminação e maximizando a precisão dos resultados laboratoriais. “Com isso, é possível identificar infecções verdadeiras de forma rápida e precisa, possibilitando intervenções apropriadas para o tratamento dos nossos pacientes e garantido um menor tempo de exposição a agentes infecciosos”, completou Silene.
O curso foi mediado pelo infectologista Waldênio Soares e pelas biomédicas microbiologistas Fábia Valéria e Nicéas Barbosa.