HRP termina o Mês de Janeiro com mais de 100 cirurgias eletivas

O Hospital Regional de Palmares vem registrando uma média mensal de 100 cirurgias eletivas de médio porte, como as de vesícula e de hérnia, ou um pouco mais complexas, como as histerectomias.

Além dessas estão: Exérese de cisto dermoide; extirpação supressão de lesão de pele de tecido celular subcutâneo; tratamento cirúrgico de varizes (bilateral); tratamento cirúrgico de varizes (unilateral); colecistectomia; hernioplastia inguinal crural (unilateral); hernioplastia umbilical; tratamento cirúrgico de hidrocele; tratamento cirúrgico de varicocele; postectomia; histerectomia total; reconstrução de trânsito.

O acesso às cirurgias é regulada pela III Gerência Regional de Saúde (GERES), que atende aos 22 municípios da Mata Sul do Estado. A cirurgia de hérnia é que detém maior demanda. Thyago Menezes, diretor administrativo do HRP, informa que o acesso dos usuários ao serviço obedece a um fluxo, que tem como seu primeiro momento a avaliação do paciente e exames feita pelo médico da casa, para comprovar a real necessidade da cirurgia. “Caso haja pendência de exames, o usuário retorna em outro momento com os resultados”,enfatizou.

Estando tudo certo em relação ao paciente e exames, o médico abre uma Autorização de Internação Hospitalar (AIH) e a regulação interna do hospital agenda a cirurgia, que ocorre semanalmente na unidade. Recebendo a autorização do médico, o paciente entra na planilha de agendamento do procedimento.

As cirurgias eletivas são realizadas em quatro dias da semana e o agendamento de avaliações e de marcação, todos os dias, conforme informou o diretor administrativo da unidade hospitalar.