Evento faz parte do processo de desenvolvimento da Política Estadual de Cuidados Paliativos
A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) realiza, na próxima sexta-feira (25/10), o I Simpósio Estadual de Cuidados Paliativos. O evento vai reunir diversos gestores e profissionais de saúde para debater a construção da Política Estadual sobre o tema, que vem sendo desenvolvida desde a publicação oficial da Política Nacional de Cuidados Paliativos, pelo Ministério da Saúde (MS), no primeiro semestre deste ano. O simpósio ocorrerá no auditório da SES-PE, no bairro do Bongi, das 8h às 12h.
Durante a abertura do evento e marcando o Mês de Cuidados Paliativos, vivenciado neste mês de outubro, a secretária estadual de Saúde e médica paliativista, Zilda Cavalcanti, vai lançar uma cartilha intitulada “Cuidados Paliativos: o que você precisa saber”, que será disponibilizada no site oficial da Secretaria Estadual de Saúde: https://portal.saude.pe.gov.br/. O material informativo foi desenvolvido pela SES-PE e tem o objetivo de esclarecer como funcionam os cuidados paliativos voltados a pacientes que recebem indicação de tratamento.
O simpósio vai contar ainda com outras cinco apresentações. A proposta é que o público presente, formado por gestores e profissionais de diversas áreas da saúde, entre elas médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, nutricionistas, farmacêuticos, odontólogos, também possa contribuir na troca de experiências e construção da política estadual de cuidados paliativos. “Nosso intuito é assegurar o acesso à assistência em cuidados paliativos. Estamos desenvolvendo um plano de trabalho para que até o início do próximo ano, possamos iniciar a habilitação de equipes matriciais e assistenciais, conforme preconizado na Política, as quais serão parte de uma rede especializada”, destaca a terapeuta ocupacional paliativista e integrante da Coordenação Estadual da Política, Thaís Gonçalo.
PROGRAMAÇÃO – A segunda apresentação, intitulada “Dez anos após a resolução: Como estamos”, será conduzida pelo médico geriatra e paliativista, e membro da Aliança Mundial de Cuidados Paliativos (WHPCA), Douglas Crispim, ocorrerá às 9h e será online. Às 9h30, ocorrerá a terceira apresentação sobre as perspectivas futuras da Política Nacional de Cuidados Paliativos (PNCP), com a referência técnica para a Política Nacional de Cuidados Paliativos ligada à coordenação de atenção domiciliar no departamento de atenção hospitalar, urgências e domiciliar da Secretaria de Atenção Especializada (SAES) do Ministério da Saúde, Gabriela Hidalgo. A partir das 10h30, o encontro vai tratar da implementação da Política de Cuidados Paliativos em Pernambuco, com a explanação da terapeuta ocupacional paliativista e integrante da coordenação da política no Estado, Thaís Gonçalo. Às 11h, os participantes vão acompanhar a palestra “O papel do gestor na implementação da política”, com a representante do Ministério da Saúde. A apresentação de encerramento vai tratar do tema “O papel da educação na implementação da política”, com Gabrielle Sena, que também integra a coordenação estadual sobre o tema.
CUIDADOS PALIATIVOS – Os Cuidados Paliativos constituem uma abordagem de assistência à saúde multiprofissional, focada no cuidado integral de pacientes diagnosticados com doenças que ameaçam a continuidade da vida. Seu objetivo é proporcionar o manejo eficaz dos sintomas e oferecer suporte nas diversas dimensões do sofrimento — seja físico, emocional, psicológico, social ou espiritual —, tanto para o paciente quanto para seus familiares. Essa abordagem é especialmente relevante para doenças oncológicas, crônicas e neurológicas. O foco central é melhorar a qualidade de vida do paciente, minimizando os impactos do processo de adoecimento desde o diagnóstico.