IV Macrorregional: Conferência aborda Gestão do Trabalho e Educação em Saúde

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) realizou, nesta terça-feira (13/08), a primeira etapa macrorregional da 4ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, em Salgueiro, com tema “Democracia, trabalho e educação na saúde para o desenvolvimento: Pernambuco fazendo o SUS acontecer”. O evento faz parte da agenda do Controle Social do Sistema Único de Saúde (SUS), cujo objetivo é analisar as propostas construídas em todas as etapas macrorregionais.

A ocasião, que reuniu conselheiros de saúde, delegados municipais eleitos nas etapas municipais, incluindo gestores, trabalhadores e usuários do SUS, é também uma oportunidade democrática para debater, junto à população, assuntos públicos relevantes, considerados pelos gestores das políticas e pela sociedade. Cabe aos conselhos, posteriormente, fiscalizarem o cumprimento das ações na saúde em cada esfera do governo.

O diretor geral de Gestão Participativa da SES-PE, Renan Freitas, reforça a importância desses momentos para a construção do planejamento macrorregional, como uma ferramenta para evolução do SUS. “A Conferência é um marco para os trabalhadores da saúde pública no Estado. É nesse contexto que iniciamos conjuntamente com o conselho estadual de saúde a retomada de uma importante agenda acerca da valorização dos profissionais do SUS, em Pernambuco”, pontuou.

Para a gerente da VII Gerência Regional de Saúde (Geres), Dora Magalhães, a Conferência Macrorregional é um espaço importante e efetivo de participação, controle social e de conquistas de direitos. “Esse é um passo para uma construção maior ao que se refere à qualidade de gestão do serviço público de saúde, que faz parte de uma parceria município e estado”, afirmou.