Nesta quinta-feira (26/09), a Comissão Intergestores Tripartite (CIT) formalizou, em reunião realizada em Brasília, no Distrito Federal, a criação da primeira Macrorregião Interestadual de Saúde do Brasil, unindo Pernambuco e Bahia. A Macrorregião Interestadual PEBA marca um avanço significativo no Sistema Único de Saúde (SUS), consolidando uma cooperação inédita entre os dois estados.
A oficialização histórica, ocorrida a partir da resolução que altera a Consolidação CIT nº 1, de 2021, regulamenta as Macrorregiões Interestaduais, abrindo o caminho para a união de outras unidades da federação no âmbito da saúde. Ao mesmo tempo, com a formalização, o limite geográfico deixa de ser barreira para o atendimento especializado.
A celebração de pernambucanos e baianos que militam no SUS foi possível pelo empenho das secretarias estaduais de saúde de Pernambuco, Zilda Cavalcanti, e da Bahia, Roberta Santana, do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e da Diretoria de Gestão Interfederativa e Participativa do Ministério da Saúde.
O diretor de Gestão Participativa da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), Renan Freitas, participou do evento e ressaltou a importância histórica da medida: “Consolidamos hoje uma luta de 15 anos. A criação da Macrorregião PEBA é uma vitória para os trabalhadores e gestores do SUS, no Vale do Médio São Francisco, garantindo mais equidade e acesso à saúde para a população”, afirmou.
Com a Região PEBA, mais de 2 milhões de habitantes são beneficiados por uma rede de saúde integrada e eficiente, melhorando a regulação de leitos e o atendimento especializado nos municípios de ambos os estados.
Além de Renan Freitas, pelo lado de Pernambuco, participaram Janaína Carvalho, gestora da CRIL pernambucana, e Ana Célia de Almeida, representando as VII,VIII e IX Regiões de Saúde. Representando o estado baiano, compareceram o subsecretário de Saúde da Bahia, Paulo Barbosa, a gestora da Central de Regulação Interestadual de Leitos (CRIL), Eliete Castro, e a coordenadora de Educação Permanente, Nancy Brandt.