No Dia Mundial da Alimentação, SES-PE discute vida saudável para sociedade em Seminário Integrado

Especialistas se reuniram no seminário para abordar desafios da má alimentação e a importância nutricional 

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), por meio da Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (CSANS), celebrou o Dia Mundial da Alimentação, em evento realizado na sede da SES-PE, no Bongi, nesta terça-feira (15/10). O Seminário Integrado Dia Mundial da Alimentação reuniu especialistas para discutir aspectos ligados ao tema proposto para 2024, que preconiza o “Direito aos Alimentos Para uma Vida e Um Futuro Melhores”.

Na SES-PE, foram realizadas três mesas de debate, com pautas importantes para entender o contexto e a importância do direito à alimentação de qualidade para a sociedade. Após a abertura, Kelly Alves, coordenadora geral de Alimentação e Nutrição (CGAN) do Ministério da Saúde (MS), falou sobre “Como os governos podem concretizar o Direito à Alimentação Adequada por meio do desenvolvimento de estratégias, programas, políticas e legislação”. 

Kelly alves reforçou, na ocasião, a importância da SES-PE na trajetória e no legado contra a má nutrição. “É muito importante que a Secretaria Estadual de Saúde promova um evento para discutir o direito humano à alimentação adequada, uma vez que a violação desse direito causa múltiplas formas de má nutrição e repercute sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) que realiza a vigilância alimentar e nutricional, a prevenção e o tratamento dessas diversas formas de nutrição”, enfatizou.

Logo depois, Ana Paula Gomes da Silva, do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), informou sobre as “Estratégias e experiências de produção sustentável de alimentos na perspectiva da Segurança Alimentar e Nutricional”. Por fim, Gabriela Dias, da Unidade de Controle de Alimentos da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (APEVISA), pronunciou-se sobre as “Normativas atuais na rotulagem dos alimentos embalados: tabela de informação, alegações nutricionais e adoção da rotulagem nutricional frontal”.

“O Dia Mundial da Alimentação foi instituído para que haja conscientização da população sobre a fome e destacar a alimentação como direito humano. Mais do que isso, reforçar e criar ações para o futuro. Para o Seminário Integrado, fizemos questão de contar com a participação diferentes instituições e nomes de referência estadual e nacional para discutirmos os caminhos que devemos seguir por vida e futuro melhores, como ressalta o tema deste ano”, afirma Vilma Ramos, coordenadora de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável da SES-PE.

Para além do Seminário Integrado Dia Mundial da Alimentação, o Dia Mundial da Alimentação traz alertas e desafios que são reforçados anualmente. Entre os quais, destacam-se a diminuição da contaminação dos alimentos que levam a óbito, anualmente no planeta, 420 mil pessoas; a pouca diversidade de plantas, sendo apenas nove delas – de seis mil espécies – a responder por 66% da produção total do cultivo; a conscientização de perda e desperdício, desde a colheita até a venda no varejo; entre outros aspectos que devem ser repensados para minimizar os efeitos da fome no mundo.

Em paralelo ao Dia Mundial da Alimentação será comemorado o 79º aniversário da  Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). A comunidade internacional celebra também, neste ano, um marco importante no Direito Humano à Alimentação Adequada, o 20º aniversário das Diretrizes Voluntárias para Apoiar a Realização Progressiva do Direito à Alimentação Adequada no Contexto da Segurança Alimentar Nacional.

Mais Notícias

Outros links

Menu

Acessibilidade