O que é:

Doença secular, causada pelo Treponema pallidum, espiroqueta de transmissão por transfusão sanguínea, transplantes, inoculação acidental, mas principalmente pela via sexual. A sífilis congênita é o resultado da disseminação hematogênica do T. pallidum, da gestante infectada não-tratada ou inadequadamente tratada para o seu concepto, por via transplacentária. (transmissão vertical).

A sífilis é classificada em:

-Sífilis primária – precede a disseminação sanguínea da bactéria. Caracteriza-se por úlcera indolor, de bordos endurecidos, em local do contato com a secreção contaminada (lábio, seio, pênis ou vulva), a lesão aparece entre 10 e 90 dias após o contato com secreção infectada. Desaparece em 30 dias sem deixar cicatriz.
-Sífilis secundária – disseminação da bactéria no organismo. Surgem lesões na pele, alopecia e adenopatia. Surge 4 a 8 semanas após o aparecimento do cancro. Desaparece se não tratada com 6 meses.
-Sífilis latente precoce e latente tardia – não há manifestações clínicas.
-Sífilis terciária – não é contagiosa. Pode atingir ao tegumento, região ocular, aparelho respiratório, ossos, lesões cardiovasculares e neurológicas. As lesões são destrutivas, multilantes e irreversíveis.

Medidas de Prevenção e Controle

A prevenção advém com o conhecimento do seu corpo e procura da ajuda de profissional da saúde em casos de surgimento de lesões. Uso de preservativo sempre, nas relações sexuais. Aceitar o tratamento prescrito, pois o tratamento é de fácil acesso e baixo custo, com percentual de 100% cura.

Mais informações na página do Programa Estadual de Infecções Sexualmente Transmissíveis.