As Secretarias Estaduais de Administração (SAD) e Saúde (SES) divulgaram, nesta segunda-feira (18.05), um documento com orientações gerais para os 807 profissionais convocados pelo governador Paulo Câmara para atuarem na rede hospitalar e na gestão de saúde neste momento da pandemia do novo coronavírus. Ao todo,estão sendo chamados 205 médicos, 115 profissionais de outras categorias de nível superior e 487 de nível médio. Com isso, o número de vagas para profissionais de Saúde já abertas para qualificar a rede pública estadual durante a pandemia, por meio de seleções simplificadas e recrutamentos de concursados, sobe para 7.716. A lista completa da nova nomeação, divulgada no Diário Oficial do último sábado (16.05), está disponível em anexo nesta publicação. 

 

Os profissionais serão lotados nos hospitais Otávio de Freitas (HOF), Getúlio Vargas (HGV), Barão de Lucena (HBL), Agamenon Magalhães (HAM) e da Restauração (HR), no Recife; Regional JoséFernandes Salsa (HRJFS), em Limoeiro; Regional do Agreste (HRA), em Caruaru; Regional Dom Moura (HRDM), em Garanhuns; Regional Inácio de Sá (HRIS), em Salgueiro; Regional Prof. Agamenon Magalhães (Hospam), em Serra Talhada; e no Belarmino Correia, em Goiana. Ainda haverá lotação no nível central da Secretaria Estadual de Saúde e nas I, III, IV e XII Gerências Regionais de Saúde (Geres). 

 

“Diariamente, o Governo de Pernambuco tem aberto novos leitos para atender a demanda dos pacientes suspeitos e confirmados para Covid-19 no nosso Estado, totalizando mais de 1,1 mil. Esse é um esforço que está envolvendo toda a nossa rede de saúde, com adequações nos hospitais próprios e aberturas de serviços que estavam sem funcionamento. Essa convocação amplia nosso quadro de profissionais para atender as escalas de plantão e garante a devida assistência aos que precisam de atendimento. Contamos com o apoio da população para seguir as medidas que estão sendo implementadas pelo Governo, mantendo as ações de higiene e ficando em casa”, afirma o secretário estadual de Saúde, André Longo. Com mais esse chamamento, já são 2.962 concursados chamados para reforçar a rede estadual de saúde e o Complexo Hospitalar da Universidade de Pernambuco (UPE) desde o início da pandemia. Juntando com seleções simplificadas e recrutamentos, sobe para 7.716 o número de profissionais que estão sendo convocados para qualificar a rede de saúde.

 

Ao todo, foram abertas quatro seleções simplificadas para reforçar os quadros dos serviços estaduais. As primeiras foram com 2.077 vagas para a SES-PE e 670 para o Complexo Hospitalar da UPE. Além disso, outras 114 vagas foram abertas para atender a necessidade emergencial do Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE) e mais uma de 24 Apoiadores Institucionais - Enfermeiros Sanitaristas para Vigilância Epidemiológica Hospitalar (VEH). 

 

Outra medida foi recrutar 1.092 médicos diaristas e 702 profissionais de outras áreas da saúde, profissionais que estavam atuando em ambulatórios, nas situações eletivas, e passarão para a linha de frente. Além desse quantitativo, outros 75 médicos foram convocados para atuar, exclusivamente, pelo aplicativo Atende em Casa.