O que é: 

 

As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) são doenças infecciosas transmitidas, na maioria das vezes, através da relação sexual desprotegida (sem camisinha). A sífilis e a aids, podem ainda, ser transmitidas durante a gravidez e/ou parto das mães não tratadas para os seus bebês.Vale lembrar, que no caso do HIV/aids, a transmissão também ocorre pela amamentação.

 

Sinais e Sintomas

 

As DST possuem sinais e sintomas diversos, dependendo do seu agente causador (bactérias, vírus ou parasitas), do estágio que a doença se encontra e da imunidade do indivíduo. Os mais comuns se evidenciam através de corrimentos, feridas ou verrugas nas genitálias masculina ou feminina. Porém, tais sintomas nem sempre são perceptíveis ou existem, podendo um indivíduo infectado demorar a perceber alguma mudança no seu corpo, o que reforça que o sexo deve ser feito com proteção, ou seja, com camisinha. O indivíduo que se expôs ao risco não deve sentir vergonha ou medo de procurar o quanto antes uma unidade de saúde, possibilitando o seu devido tratamento e cura na grande maioria das DST.

 

Medidas de Prevenção e Controle

 

O indivíduo pode se proteger de infecção ou reinfecção pelas DST através do uso da camisinha em todas as suas relações sexuais. Buscar sempre orientação de um profissional de saúde que poderá ajudá-lo a evitar comportamentos de risco, assim como realizar seu tratamento sempre que for recomendado, ter relações sexuais protegidas com a camisinha com seus parceiros (as) até que esteja curado (a). É importante que todo parceiro (a) sexual de um indivíduo com DST procure a unidade de saúde para realizar exames e possível tratamento.

As gestantes devem realizar exames rastreando as DST durante o pré-natal e em alguns casos, como infecção pelo HIV/aids e sífilis também no parto, pois desta forma, pode tratar adequadamente sua infecção evitando que transmita para seu bebê.



 Mais informações: https://goo.gl/9PsbG1

 

Como transmite: 

 

No quadro abaixo, são demonstradas as principais síndromes em DST com seus sinais, sintomas e etiologias (agentes causadores) mais comuns: