A-

A+

Pernambuco investe em formação de profissionais para atendimento às pessoas com TEA

Novo curso de atualização, oferecido pela Escola de Governo em Saúde Pública, visa fortalecer a rede de atenção do Sistema Único de Saúde (SUS) e promover um cuidado mais humanizado e integral às pessoas com TEA.

A Escola de Governo em Saúde Pública do Estado de Pernambuco (ESPPE), em conjunto com a Coordenação de Atenção à Saúde as Pessoas com Deficiência e a Coordenação de Atenção Integral as Pessoas com TEA, ambas da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), anunciou o lançamento do curso “O Cuidado Multiprofissional no Transtorno do Espectro Autista”. A iniciativa busca formar profissionais de saúde para atender, de forma integral e humanizada, às necessidades das pessoas com TEA. Essa medida surge pela alta demanda por formação especializada, alinhando-se às legislações que asseguram os direitos das pessoas com TEA.

Com carga horária total de 60 horas, o curso será realizado presencialmente em Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Chã Grande, abrangendo 200 profissionais distribuídos em cinco turmas. A formação contemplará exposições teóricas e rodas de conversa de casos práticos.

O curso é direcionado à profissionais da atenção primária e especializada, como terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e psicólogos. Com essa formação, o governo estadual espera melhorar o suporte e o cuidado aos indivíduos com TEA e suas famílias, promovendo uma abordagem integrada e interprofissional.

E o curso de “Estimulação Precoce de Crianças com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor” atenderá trabalhadores dos diversos serviços da Rede de Atenção à Saúde, incluindo a Atenção Primária em Saúde (APS) e a Rede Especializada dos municípios das I, V e VIII Regiões de Saúde, com aulas realizadas nos municípios de Recife, Garanhuns e Petrolina.

A Diretora Geral da ESPPE, Célia Borges, falou sobre a importância dessa formação. “Reconhecemos a importância dessas formações, pois objetiva contribuir com a qualificação e aperfeiçoamento da prática dos trabalhadores no cuidado a pessoas com o Transtorno do Espectro Autista e às crianças com atraso do desenvolvimento neuropsicomotor. Ressalto ainda a importância dessas essas ações educacionais da Escola junto com as áreas Técnicas da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE)”, comentou a diretora.

Entre os principais conteúdos abordados, destacam-se o processo diagnóstico multiprofissional, a identificação dos sinais de alerta no desenvolvimento infantil e a construção de estratégias de cuidado integradas nos diferentes ciclos de vida. O objetivo é fortalecer a rede de atenção à saúde do SUS, formando profissionais para acolher e cuidar das pessoas de forma efetiva e empática.

“O governo do estado por meio da SES vem se empenhando em melhorias e na interiorização dos cursos de atualização, para melhoria do acesso aos cuidados em saúde para pessoas de todo estado de Pernambuco”, destacou a Diretora Geral de Políticas Estratégicas (DGPE), Alda Lemos.

Mais Notícias

Outros links

Menu

Acessibilidade

Menu

Acessibilidade