A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) participa, nesta terça (17) e quarta-feira (18), ao lado das secretarias da Paraíba e do Rio Grande do Norte, da Oficina de Atualização de Manejo Clínico da Infecção pelo HIV em adultos, realizada pelo Ministério da Saúde. O objetivo visa capacitar médicos, enfermeiros e farmacêuticos que atuam na rede de assistência às pessoas com HIV nos três estados.
O encontro é uma oportunidade de potencializar a política de AIDS, por meio de estratégias mais atuais para que as pessoas iniciem o tratamento o quanto antes. Segundo a gerente do Programa Estadual de IST, Aids e Hepatites Virais de Pernambuco, Grazielle Vasconcelos, é imprescindível a qualificação dos profissionais que assistem às pessoas vivendo com o HIV/aids. “A oficina permite uma atualização com as normativas vigentes em protocolos, possibilitando assim que o usuário possa ter acesso a um cuidado integral e manejo atualizado, além de permitir uma integração entre os diferentes profissionais da saúde”, explicou a gerente.
Entre os assuntos abordados neste primeiro dia de evento estão:“Populações chave e perspectivas programáticas”; “Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) – forma de prevenção ao HIV, que consiste no uso de medicamentos antes do contato sexual com o víru”; “Abordagem inicial das Pessoas Vivendo com HIV/Aids (PVHA)”; “Início de tratamento e conduta na doença avançada pelo HIV”; “Abordagem do Tratamento Preventivo para Tuberculose (TPT) Infecção Latente da Tuberculose (ILTB)”; “LF-LAM – teste rápido que detecta a tuberculose ativa em pessoas que vivem com HIV”; e Coinfecção Tuberculose-HIV”; entre outros.
Ainda de acordo com Grazielle Vasconcelos, é um momento importante de encontros e reencontros na formação dos profissionais para o acolhimento e assistência das pessoas que vivem com HIV e Aids. “A gente consegue qualificar e ainda padronizar a assistência, cuidando sempre desse usuário de forma integral”, reforçou.
Nesta terça-feira (18/09), a programação segue com outras abordagens, como: “Populações chave e perspectivas programáticas”; “Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) – forma de prevenção ao HIV, que consiste no uso de medicamentos antes do contato sexual com o vírus”; “Abordagem inicial das Pessoas Vivendo com HIV/Aids (PVHA)”; “Início de tratamento e conduta na doença avançada pelo HIV”; “Abordagem do Tratamento Preventivo para Tuberculose (TPT) e Infecção Latente da Tuberculose (ILTB)”; “LF-LAM – teste rápido que detecta a tuberculose ativa em pessoas que vivem com HIV”; “Coinfecção Tuberculose-HIV”; “O emprego do Sistema de Informações de Monitoramento Clínico como estratégias de revinculação”; e “Mpox”
A oficina está acontecendo das 09h às 18h, no Littoral Hotel, em João Pessoa.