A Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco - SECTI, por meio da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco – FACEPE, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde- SES/PE, divulga o resultado do Edital do Programa Estadual de Pesquisa Aplicada ao SUS.  As avaliações foram realizadas entre os dias 20 e 21 de setembro de 2022,  atendendo à necessidade de ampliação dos investimentos em pesquisas que dialoguem com as reais necessidades do Sistema Único de Saúde, e fomentando o desenvolvimento científico no estado e a qualificação das práticas de gestão e atenção à saúde da população.

 

As avaliações foram feitas de forma virtual por avaliadores externos, que consideraram o mérito técnico-científico das propostas, além de recomendar ajuste orçamentário; e por avaliadores da SES/PE, que cumpriram a relevância social sanitária e a contribuição para o SUS dos projetos. Foram recomendadas 24 propostas como aprovadas, sendo seis na Faixa A , 14 na Faixa B e quatro na Faixa C.

 

As pesquisas contempladas estão dentro dos seguintes eixos temáticos: Ações Estratégicas de Vigilância em Saúde; Organização das Redes de Atenção à Saúde (RAS); Gestão do Trabalho e  Educação na Saúde; Saúde da Mulher e Saúde Materno-Infantil; Economia, Gestão e Inovação em Saúde. Apenas as propostas não aprovadas poderão apresentar recurso por meio do AgilFAP (http://agil.facepe.br/), seguindo o formulário eletrônico específico disponível no perfil do coordenador, O prazo é de dez dias corridos, a contar da data em que lhe for dado conhecimento do parecer relativo à sua proposta.

 

Acesse aqui o resultado:

Edital_FACEPE_19-2022_Programa Estadual de Pesquisa Aplicada ao SUS-PE – Resultado.