A-

A+

SES oferece capacitação sobre vigilância da infecção latente pelo Mycobacterium tuberculosis

Com o objetivo de aprimorar o conhecimento dos profissionais de saúde que atuam nas Coordenações de Vigilância, Atenção Básica e digitadores da VII Regional de Saúde (VII Geres), a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) promoveu uma capacitação online, por meio da Telessaúde, nesta segunda-feira (14/10). A formação abordou o processo de trabalho da vigilância da infecção latente pelo Mycobacterium tuberculosis. A apresentação foi ministrada pela enfermeira sanitarista do Programa Estadual de Tuberculose SES-PE, Jaqueline Alves.

A infecção latente pelo Mycobacterium tuberculosis ocorre quando a pessoa está infectada pela bactéria, mas não desenvolve a doença ativa e, portanto, não apresenta sintomas nem transmite a tuberculose. No entanto, sem o devido acompanhamento e tratamento, essa condição pode evoluir para a tuberculose ativa, o que torna a vigilância essencial para a prevenção e o controle da doença.

A capacitação teve como público-alvo os profissionais das coordenações de vigilância e atenção básica, além de digitadores, que desempenham um papel fundamental na coleta e inserção de dados, contribuindo para o monitoramento eficaz dos casos. Durante o curso, os participantes receberam orientações atualizadas sobre a vigilância da infecção latente, com foco na identificação, acompanhamento e tratamento dos casos, bem como na importância do registro adequado dessas informações nos sistemas de saúde.

Em 2022 foi a segunda principal causa de morte por agente infeccioso no Brasil, superada apenas pela COVID-19. Diante desse cenário alarmante, a Gerência de Vigilância da Tuberculose de Pernambuco realizou essa Oficina de Capacitação, com o objetivo de atualizar e qualificar profissionais de saúde sobre as melhores práticas para o rastreio e tratamento da ILTB, enfatizando a importância de ações contínuas para interromper a transmissão da doença.

“A capacitação visou fortalecer a Vigilância Epidemiológica e promover a inclusão de estratégias eficazes no combate à TB, contribuindo assim para a meta do Brasil de eliminar a tuberculose como problema de saúde pública até 2030”, destacou a gerente de Vigilância de Tuberculose, Hanseníase e Outras Doenças Negligenciadas, Jaqueline Soares.

Com essa iniciativa, a SES-PE reforça o compromisso com a qualificação contínua dos profissionais de saúde e com a melhoria das estratégias de vigilância epidemiológica no combate à tuberculose, contribuindo para a redução de casos no estado e a promoção de um cuidado mais efetivo e preventivo para a população. A capacitação via Telessaúde faz parte de uma série de ações da Secretaria para promover o uso de tecnologias educacionais como ferramenta de capacitação, ampliando o acesso ao conhecimento especializado de maneira prática e acessível.

Mais Notícias

Outros links

Menu

Acessibilidade

Menu

Acessibilidade