SES-PE participa de encontro sobre Trabalho Seguro realizado pelo Tribunal Regional do Trabalho

Representantes da pasta debateram sobre as populações expostas aos agrotóxicos

Representantes da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) participaram, nesta sexta-feira (23/08), do 1º Encontro de Programas do Trabalho Seguro dos Tribunais Regionais do Trabalho da Região Nordeste, promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 6ª Região.

Abordando o tema “Experiências em Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos (VSPEA)”, a coordenadora de Vigilância em Saúde de Populações Expostas a contaminantes Químicos e Físicos (Vigipeq) da SES-PE, Clara Schumann, destacou a importância do fortalecimento da estratégia, que existe desde 2011.

Segundo Schumann, Pernambuco possui 50 municípios prioritários para a VSPEA, e sua atuação consolida a importância de uma abordagem interinstitucional, visto que esta vigilância possui particularidade com outras áreas, como meio ambiente e controle da qualidade da água, dependendo fortemente da articulação com outros órgãos.

Ainda na ocasião, a representante da Saúde apresentou as estratégias desenvolvidas frente aos impactos ocasionados pela utilização de agrotóxicos na saúde humana e quais as perspectivas de atuação da estratégia nos próximos anos.

“O evento reitera a importância do desenvolvimento de políticas públicas para promoção e proteção da saúde da população e em especial da saúde dos trabalhadores do campo, os agricultores”, afirmou.

A explanação da profissional ocorreu durante o Painel 1 do evento com a temática central intitulada: Pesquisa e Diálogo Social. A iniciativa também abordou os avanços das legislações sobre a pulverização aérea por agrotóxicos e seus impactos na saúde. A coordenadora do Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador (Cerest), Silvânia Alves, também esteve presente no Encontro do TRT da 6ª Região.