SES-PE promove atividades diversas de saúde para destacar o Dia Internacional do Farmacêutico

No dia 25 de setembro, comemorou-se o Dia Internacional do Farmacêutico. Para destacar a importância da categoria, principalmente na saúde pública, e celebrar a data lembrada no mundo todo, a Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE), ao lado da Assistência Farmacêutica do Estado, realizou nesta quinta-feira (26/09) o evento “Farmácia de Pernambuco em Ação”. Atividades diversas de valorização e integração da categoria, além de fortalecimento do SUS, foram realizadas na sede do órgão, no Bairro da Boa Vista.

“O evento ‘Farmácia de Pernambuco em Ação’ oferece atividades e orientações à comunidade voltadas para práticas de saúde e bem-estar. Nossas ações têm como objetivo fortalecer a integração entre a Farmácia de Pernambuco e a população, viabilizando o acesso à saúde e incentivando o uso racional de medicamentos”, afirmou o diretor de Assistência Farmacêutica, Jean Batista.

Ao longo da manhã, foi ofertada para trabalhadores da saúde e usuários em atendimento uma série de atividades, todas desenvolvidas pelos técnicos da Farmácia, com uma colaboração intersetorial envolvendo profissionais de outras áreas da SES-PE que apoiam a iniciativa. Na oportunidade, houve aferição de pressão arterial, vacinação contra Influenza e Covid-19 – para os grupos eletivos -, testes rápidos de HIV, Hepatite, Sífilis, Tuberculose e Hanseníase, além de práticas integrativas, com destaque para a auriculoterapia.

Para além os trabalhos de saúde, a “Farmácia de Pernambuco em Ação” apresentou trabalhos diversos, também no local, que abordaram desde o uso racional – e descarte correto – de medicamentos à orientação nutricional para hipertensos e diabéticos e segurança no trânsito, entre outras discussões de relevância para a sociedade. Também foram destaque a ginástica laboral, a dança circular e as palestras de Prevenção ao Suicídio e Violência contra a Mulher.

“O farmacêutico tem um papel relevante na saúde pública, atuando desde a produção de medicamentos até a assistência direta aos pacientes. Seu trabalho é essencial para garantir o acesso seguro aos tratamentos, contribuir para o uso racional de medicamentos e participar ativamente na prevenção de doenças e na promoção da saúde”, destacou Jean Batista.

Mais Notícias

Outros links

Menu

Acessibilidade