A-

A+

SES-PE promove capacitação na VI Geres para reforçar, acelerar e otimizar diagnóstico e tratamento de hanseníase

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), em parceria com o Ministério da Saúde (MS), recebeu nesta segunda-feira (04/11) mais de 200 profissionais da área, no município de Arcoverde – sede da VI Gerência Regional de Saúde (VI Geres) -, onde foi iniciada a capacitação teórico/prática em Diagnóstico, Manejo Clínico e Avaliação de Grau de Incapacidade Física da Hanseníase.

A partir desta terça (05/11) – e até a próxima sexta-feira (08/11) -, os profissionais vão participar das aulas práticas, que serão ministradas em algumas das 13 cidades que compõem a VI Geres. A iniciativa, chamada de “Capacita Hansen Sertão”, visa preparar médicos, enfermeiros e fisioterapeutas para o diagnóstico precoce da hanseníase e a prevenção de incapacidades físicas, garantindo uma assistência de saúde qualificada para a população.

O treinamento conta com dois profissionais do Ministério da Saúde, sendo um médico e um fisioterapeuta, auxiliados por equipes técnicas da SES-PE, do Programa Estadual de Controle da Hanseníase e da VI Geres.

“A hanseníase é uma doença milenar, crônica, com diagnóstico e tratamento disponível no SUS, e ainda muito prevalente no nosso território. Ficamos muito felizes com a adesão de todos os municípios da VI Regional, que mobilizaram mais de 200 profissionais para participar deste evento. Temos o objetivo de diagnosticar precocemente a hanseníase, oportunizando o cuidado de forma rápida e fazendo com que essas pessoas acometidas pelo agravo não aumentem a carga de transmissão da doença”, considerou a gerente de Vigilância de Tuberculose, Hanseníase e Outras Doenças Negligenciadas, Jaqueline Soares.

O gerente da VI Geres, Dayvison Amaral, destaca a caminhada em prol de uma saúde que contemple com maior qualidade a população do território. “Para mim está sendo uma honra realizar esse encontro. O evento partiu de após a VI Geres se debruçar em alguns indicadores. Por aqui, vimos que era necessário intensificar essa pasta em nossa Regional. É um trabalho que envolve muitas mãos. E sei que passo a passo a gente vai melhorar a saúde da nossa gente”, afirma o gerente.

Mais Notícias

Outros links

Menu

Acessibilidade

Menu

Acessibilidade