SES-PE realiza Workshop sobre “Resposta Integrada no Contexto de Desastres” na III Macrorregional

Curso foi dedicado aos profissionais das VI, X e XI Gerências Regionais de Saúde

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) realizou, nesta quarta-feira (21/08), o Workshop: “Resposta Integrada no Contexto dos Desastres”. O curso foi realizado, em Arcoverde, em parceria com as VI, X e XI Gerência Regional de Saúde (Geres), que integram a III Macrorregional. Na ocasião, diante de representantes da saúde dos 35 municípios que compõem a III Macro, discutiu-se a vigilância em situação de desastre, com foco em ações intersetoriais, que envolvam saúde mental, assistência, entre outros processos vitais para ofertar o melhor cuidado à população.

“A importância do evento está na promoção da integração dos atores do território da defesa civil e da saúde. Territórios como VI, X e XI Geres podem pensar de forma coletiva, considerando as especificidades do lugar, para realizar ações que melhorem a qualidade de vida da população e mitigar danos por desastres”, afirma Luciano de Farias, coordenador de Vigilância de Desastres da SES-PE.

Durante toda a manhã e início da tarde desta quarta, foram compartilhados conhecimentos bem como, coletivamente, situações inovadoras. Com o objetivo de capacitar equipes da atenção primária, média e alta complexidades – um trabalho em rede -, para que Pernambuco esteja pronto para atuar de forma rápida, precisa, coordenada e articulada em situações de desastre.

O gerente da VI Geres, Dayvison Amaral, destaca a importância das discussões e ressalta o prazer de receber, em Arcoverde, um evento tão importante para a sociedade. “Arcoverde ser a sede é para gente uma honra. Recebemos profissionais capacitados, lotamos o auditório, afim de discutir sobre desastre para que a gente esteja pronto, preparado, antes que o desastre aconteça, mas sempre torcendo para que nunca ocorra”, destaca Dayvison Amaral.