HR foi um dos 25 hospitais do Brasil reconhecidos pela qualidade na assistência
A Unidade de Acidente Vascular Cerebral (AVC), que funciona no Hospital da Restauração (HR), no Recife, foi premiada internacionalmente – com status Gold – pelos bons resultados apresentados no último trimestre de 2023. A premiação foi concedida pela Iniciativa Angels, que ajuda hospitais do mundo todo a se tornarem preparados para os atendimentos do AVC agudo. O HR foi um dos 25 hospitais premiados do Brasil – sendo um dos três públicos com administração do Estado.
Para receber o status Gold, foram avaliados vários indicadores, como o período de internação e os protocolos utilizados na assistência aos pacientes – incluindo o tempo em que são realizados os exames necessários, o tempo em que o paciente é submetido à trombólise, a coleta dos dados com detalhes sobre o histórico de comorbidades dos pacientes, entre outros. No geral, o HR foi bem avaliado em relação ao tempo médio de internação, que ficou abaixo da média nacional; marcação das comorbidades; e melhora na evolução dos sintomas das sequelas do AVC.
No Brasil, 175 hospitais participam do monitoramento dos indicadores de qualidade da Iniciativa Angels. No último trimestre de 2023, apenas 25 deles foram premiados (entre Diamante, Platina e Ouro), e o HR foi um dos que recebeu a certificação. Desse total, 7 são hospitais privados; 15 são hospitais públicos administrados por Organização Social e apenas 3 são instituições públicas com administração própria – entre eles o Hospital da Restauração.
“O prêmio conquistado é um reconhecimento pelo trabalho em equipe e uma prova de que, com organização e comprometimento, o SUS consegue oferecer assistência de qualidade com padrões internacionais aos pacientes. O prêmio evidencia o quanto o HR salva vidas”, afirmou a secretária estadual de saúde, Zilda Cavalcanti.
“Sempre íamos aos congressos e víamos hospitais do Brasil recebendo as premiações e olhávamos para o HR e víamos que se organizássemos também podíamos ter um bom padrão de qualidade. Após a fase crítica da pandemia, no final de 2022, começamos a perseguir as melhorias, através do rastreador de qualidade, e fomos fazendo os ajustes. Agora, um ano depois, colhemos o primeiro fruto do nosso trabalho”, disse a médica neurologista e coordenadora da unidade de AVC do HR, Ana Dolores.
De acordo com o diretor geral do HR, Petrus Andrade Lima, além do reconhecimento pela qualidade na assistência, o status Gold abre ainda novos horizontes para o serviço. “Enquanto instituição de formação de novos profissionais, o certificado também abre a Unidade de AVC para a realização de novos estudos e ainda evidencia que o nosso serviço está preparado para executar tratamentos mais modernos para o AVC agudo”, afirmou Petrus. Ainda segundo ele, o HR aguarda habilitação pelo Ministério da Saúde para começar a realizar a trombectomia mecânica, que é a remoção de um coágulo de sangue de um vaso sanguíneo.
REFERÊNCIA – O Hospital da Restauração é uma das unidades de referência na rede de saúde de Pernambuco para o tratamento do AVC isquêmico – assim como o Hospital Pelópidas Silveira, no Curado, e o Hospital Eduardo Campos, em Serra Talhada. A Unidade de AVC do HR funciona na Emergência Clínica e, em 2023, completou dez anos de atividade. O principal tratamento feito no HR é a Trombólise, procedimento que faz parte do protocolo padrão, para os casos de AVC agudo. A equipe é formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e psicólogos.
BALANÇO – Em 2023, a Unidade de AVC do Hospital da Restauração realizou 258 trombólise, procedimento no qual utiliza um medicamento para dissolver o coágulo, e que faz parte do protocolo padrão, para os casos de AVC agudo. Esse número representa um aumento de 98,5% em relação a 2022. Cerca de 90% das trombólises realizadas pela equipe do HR foram finalizadas sem nenhuma intercorrência.
INICIATIVA ANGELS – é uma iniciativa de cuidados de saúde que ajuda hospitais em todo o mundo a tornarem-se “preparados para o AVC”, para que os pacientes que acabaram de sofrer um AVC possam ser tratados da forma mais rápida e eficaz possível. A iniciativa foi lançada em 2016 e é gerida pela Boehringer Ingelheim, em parceria com a European Stroke Organization (ESO), a World Stroke Organization (WSO), a Stroke Alliance for Europe (SAFE) e muitas outras sociedades nacionais de AVC, empresas e centros de saúde. Além do prémio, os profissionais e instituições participantes na comunidade Angels serão apoiados para reunirem e se relacionarem, identificarem boas práticas e partilharem aprendizagens que irão ajudá-los a implementar e acelerar as melhorias para os doentes.