A-

A+

UPAE Carpina completa 2 anos e dobra atendimentos e exames 

Números do serviço saltaram de 74,9 mil para 154,2 mil, um acréscimo de 105%

A Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE) de Carpina, na Zona da Mata Norte, completa 2 anos neste sábado (21/09). O equipamento celebra o momento tendo aumentado em 105% o número de atendimentos e exames em relação ao primeiro ano. 

Para comemorar a data, serão realizadas, nesta sexta-feira (20/09), atividades internas. Referência para a população de 20 municípios, a unidade oferta 24 especialidades médicas e multiprofissionais e 14 tipos de exames, além dos laboratoriais, tudo em um mesmo espaço. Esse é um serviço da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) com gestão da Fundação Gestão Hospitalar Martiniano Fernandes (FGH). 

Dados: Entre setembro de 2022 e agosto de 2023, a UPAE realizou 74.956 atendimentos, exames e entrega de kit. Já no mesmo período entre setembro de 2023 e agosto de 2024 foram 154.237. 

“A UPAE possui um papel importante para a nossa região. Imagine o cidadão conseguir atendimento com especialistas, fazer os exames no mesmo lugar e ainda ser perto de sua casa? Isso realmente faz uma grande diferença. A prestação dos nossos serviços, que engloba uma linha de cuidado grande e complexa, ainda evita que a população tenha que se deslocar para outros centros, como a capital, para receber atendimento, desafogando as grandes unidades”, afirma a coordenadora geral da UPAE Carpina, Luanna Gressa. 

Programas especiais: Neste segundo ano, pode se destacar o fortalecimento dos programas especiais, que ofertam a linha de cuidado para os pacientes ostomizados, com pé diabético e lesões vasculares, portadores de bexiga neurogênica e que precisam de reabilitação pós-covid. O número de atendimentos saltou de 96 para 1.183, ou seja, um acréscimo de mais de 1.100%. 

Os pacientes ostomizados ainda recebem os insumos necessários para troca das bolsas de ostomias e seus adjuvantes. O mesmo ocorre com os com bexiga neurogênica, que retiram kit para cateterização vesical na própria UPAE. 

Mutirões e integração: Além dos atendimentos agendados, a equipe da UPAE também realizou, ao longo do seu segundo ano, mutirões de exames, como de mamografia, ultrassonografia e laboratoriais; curso de cuidadores informais de idosos; e ações de matriciamento com as unidades de saúde dos municípios, ou seja, articulação para que os serviços ofertados entre cada esfera se complementem, sempre pensando na linha de cuidado necessária para cada tipo de paciente. 

“As ações de matriciamento junto aos municípios e o diálogo com a Regulação estadual têm sido essenciais para fortalecer o papel da UPAE dentro da rede de saúde da região. Nesses momentos, reforçamos as especialidades que possuímos e isso tem gerado um aumento no nosso atendimento, beneficiando quem mais precisa, a população dos municípios de nossa abrangência”, destaca a coordenadora de Cuidados Interdisciplinares da UPAE Carpina, Moniele Marins. 

Perfil: A UPAE Antonio Cavalcanti Andrade oferece, além das especialidades médicas e multiprofissionais, exames essenciais para a detecção de doenças e complementação da assistência. A unidade beneficia cerca de 590 mil pessoas de 20 municípios: Bom Jardim, Buenos Aires, Carpina, Casinhas, Cumaru, Feira Nova, João Alfredo, Lagoa de Itaenga, Lagoa do Carro, Limoeiro, Machados, Nazaré da Mata, Orobó, Passira, Paudalho, Salgadinho, Surubim, Tracunhaém, Vertente do Lério e Vicência. O atendimento, agendado previamente, é articulado junto à Atenção Primária das cidades beneficiadas.

Mais Notícias

Outros links

Menu

Acessibilidade

Menu

Acessibilidade