O que é: 

 

Doença infecciosa aguda, transmitida principalmente por picada de pulga infectada pela Yersinia pestis, bactéria que se apresenta sob a forma de bacilo gram-negativo, com coloração mais acentuada nos pólos (bipolar). Sua manifestação dá-se sob três formas clínicas principais: bubônica, septicêmica e pneumônica. Na forma bubônica, a transmissão é através da picada de pulgas infectadas; na forma pneumônica, a transmissão se dá por gotículas aerógenas lançadas pela tosse no ambiente. A peste é um perigo potencial para as populações, devido à persistência da infecção em roedores silvestres. É conhecida popularmente como peste negra, “febre do rato” ou “doença do rato”.

 

Sintomatologia

 
-Peste Bubônica - febre alta, calafrios, dor de cabeça intensa, dores generalizadas, falta de apetite, náuseas, vômitos, confusão mental, olhos avermelhados, pulso rápido e irregular, pressão arterial baixa, prostração e mal-estar geral. Após 2 ou 3 dias, aparece tumefação nos linfonodos superficiais.
 
-Peste Septicêmica – febre alta, calafrios, dor de cabeça intensa, dores generalizadas, falta de apetite, náuseas, vômitos, confusão mental, olhos avermelhados, pulso rápido, hipotensão arterial, prostração, dispnéia, estado geral grave, dificuldade na fala, hemorragias, necrose dos membros, coma e morte. 
 
-Peste Pneumônica – além dos sintomas comuns às outras duas formas clínicas, o paciente ainda apresenta dor no tórax, respiração curta e rápida, dispnéia, cianose, expectoração sanguinolenta, delírio, coma e morte.
 
Muitos casos, especialmente da forma bubônica, não apresentam toda a riqueza de sintomatologia acima descrita, podendo haver casos leves. 
 
 
Prevenção
 
A prática educativa nas ações de controle é tão mais efetiva quanto mais se contar com a compreensão e participação ativa da comunidade. Orientações devem ser dadas quanto à necessidade de se evitar que roedores disponham de abrigo e alimento próximos às habitações humanas e as formas de eliminá-los quando presentes – precedendo com o cuidado de eliminação das pulgas; caso contrário, sem seu alimento habitual, elas terão como alternativa invadir o ambiente doméstico. Evitar o contato com roedores silvestres em áreas de foco pestoso e que os roedores entrem em contato com grãos armazenados pelo homem, mesmo em anexos fora do domicílio.
 
Principais ações de impacto ambiental:
 
-Educação Sanitária;
-Melhoria habitacional;
-Medidas de higiene e saneamento domiciliar;
-Construção à prova de roedores;
-Instalação de ratoeiras.
-Focos no Estado de Pernambuco
 
Focos no estado de Pernambuco:
 
-Região de Saúde de Limoeiro - Municípios de São Vicente Ferrer, Macaparana, Surubim, Vertente do Lério e Casinhas;
-Região de Saúde de Caruaru - Municípios de Caruaru, Bezerros, São Caetano, Tacaimbó, Pesqueira, Poção, Sanharó, Belo Jardim, Brejo da Madre de Deus, Altinho, Agrestina, Vertentes Taquaritinga do Norte E Tacaimbó
-Região de Saúde de Salgueiro - Municípios de Serrita e Cedro.
-Região de Saúde de Ouricuri - Municípios de Exu, Bodocó, Ipubi, Mourelandia, Araripina, Trindade Santa Filomena e Granito
-Região de Saúde de Serra Talhada - Municípios de Triunfo, Santa Cruz da Baixa Verde, São José do Belmonte e Triunfo e Carnaubeira da Penha.